Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2023 / Matheus Mendes Zanela de Resende - Produto Final

Matheus Mendes Zanela de Resende - Produto Final

Matheus Mendes Zanela de Resende

PIARMONIZANDO: GUIA INTRODUTÓRIO DE HARMONIA PARA ESTUDANTES INICIANTES DE PIANO

Orientador:
LÚCIA BARRENECHEA
Abreviatura:
RESENDE, M. M. Z.
Data da Defesa:
17/12/2024
Resumo:
“Piarmonizando” é um guia introdutório para o ensino de Harmonia destinado a estudantes iniciantes no piano. Composto por quinze peças para piano solo, o material é organizado pelas Cinco Leis Tonais da Harmonia Funcional, sistematizadas pelo musicólogo alemão Hugo Riemann (KOELLREUTTER, 1986). Além das partituras, o guia incluirá uma apostila teórica, abordando os conceitos fundamentais da Harmonia, e um link para a gravação de referência do repertório composto. O objetivo principal é proporcionar aos estudantes uma introdução à Harmonia Funcional. Identificando a necessidade de uma ferramenta abrangente para iniciantes de piano, o autor do presente projeto desenvolve um conjunto de peças que exploram diversas texturas e possibilidades do instrumento, enquanto ensinam conceitos de Harmonia. A metodologia adotada para a elaboração desse artefato é o método dedutivo, que parte do geral (o ensino da Harmonia) para o particular (a elaboração do repertório destinado à iniciação musical). O foco principal está na promoção da aprendizagem empírica da Harmonia.
Palavras-chave:
Harmonia Funcional; Ensino da Harmonia; Iniciação ao Piano
Abstract:
"Piarmonizing" is an introductory guide for teaching Harmony designed for beginner piano students. Comprising fifteen solo piano pieces, the material is organized according to the Five Tonal Laws of Functional Harmony, systematized by German musicologist Hugo Riemann (KOELLREUTTER, 1986). In addition to sheet music, the guide will include a theoretical workbook covering fundamental Harmony concepts and a link to reference recordings of the composed repertoire. The primary goal is to provide students with an introduction to Functional Harmony. Recognizing the need for a comprehensive tool for beginner pianists, the author of this project has developed a set of pieces that explore various textures and possibilities of the instrument while teaching Harmony concepts. The methodology adopted for the development of this artifact is the deductive method, which moves from the general (teaching Harmony) to the particular (creating repertoire for musical initiation). The main focus is on promoting the empirical learning of Harmony.
Keywords:
Functional Harmony; Teaching of Harmony; Introduction to Piano

Acesse o produto completo.

 

 

         

Matheus Zanela é graduado em Licenciatura em Música e mestre pelo Programa de Mestrado Profissional do Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS) e está matriculado no Bacharelado em Composição, todos cursos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Sua trajetória profissional é marcada por um compromisso dedicado à educação musical, tanto no ensino de Harmonia, Teoria Musical e instrumentos, quanto no âmbito da educação básica na cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.

Facebook

Instagram

YouTube