Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2020 / Éverton Luis Backes - Produto Final

Éverton Luis Backes - Produto Final

Éverton Luis Backes

COMUNICAÇÃO, ARTE E EDUCAÇÃO: UM LIVRO PARA O PROFESSOR DE INSTRUMENTO

Orientador:
MARCO TÚLIO DE PAULA PINTO
Abreviatura:
BACKES, E. L.
Data da Defesa:
24/08/2021
Resumo:
Sabe-se que, no mercado de trabalho, há uma grande lacuna formativa para os professores de instrumentos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um material que pudesse auxiliar na formação docente, com ideias e conteúdos pedagógicos relacionados a metodologias e às práticas didáticas empregadas nas aulas. A pesquisa se estruturou em duas metodologias: a partir da observação participante, por meio da qual o pesquisador analisou suas práticas, e de grupo de professores, que serviu como meio para reunir elementos investigativos. A partir disso, a investigação partiu para uma revisão bibliográfica em livros de educação musical, de educação, de psicologia cognitiva da música e de psicologia da educação, fundamentando, dessa forma, conceitos e saberes, para, assim, disponibilizá-los como recursos formativos ao docente de instrumento. Como resultado da pesquisa, foi possível organizar um livro, inicialmente no formato digital (ebook), o qual permitiu linkar outras mídias para exemplificar os conteúdos: teorias e práticas educacionais. Além disso, na obra, foram anexados exercícios para organizar a docência, procedimentos pedagógicos relacionados à metodologia, psicologia cognitiva, rotina de estudos e didática de ensino musical-instrumental direcionadas aos professores de instrumento.
Palavras-chave:
formação docente;professor de instrumento;investigação educacional
Abstract:
It is known that, in the professional market, there is a great training gap for instrument teachers. In this sense, the present research aimed to develop material that could help in teacher training, with ideas and pedagogical content related to methodologies and didactic practices used in classes. The research was structured in two methodologies: from participant observation, through which the researcher analyzed their practices, and from a group of professors, which served as a means to gather investigative elements. From this, the investigation started with a bibliographic review in books about music education, education, cognitive psychology of music and psychology of education, thus basing concepts and knowledge, in order to make them available as training resources to the instrument teacher. As a result of the research, it was possible to organize a book, initially in digital format (ebook), which allowed linking other media to exemplify the contents: theories and educational practices. In addition, exercises were attached to the work to organize teaching, pedagogical procedures related to methodology, cognitive psychology, practice routine and musical-instrumental teaching didactics aimed at instrument teachers.
Keywords:

teacher training;instrument teacher;educational research

Adquira o livro.

 

 

         

Éverton Backes é mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS - UNIRIO, 2021), Pós-Graduado em Educação Musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP - 2010), Bacharel em Saxofone pela EMBAP (2009), Licenciado em Música pela EMBAP (2008), Pós Graduado em Políticas Públicas Para Infância e Juventude pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG - 2011), atua como Professor de Saxofone na Escola de Música Villa-Lobos da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr. de Joinville - SC (2014) para alunos de várias idades (a partir dos 6 anos). Como performer atua desenvolvendo projetos e apresentações com o Grupo de Saxofones BraSax. Desenvolve seu trabalho como performer no Saxofone, com repertório clássico e popular brasileiro utilizando os Saxofones Soprano, Alto e Tenor.

Website

Facebook

Instagram

YouTube