Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2020 / Alexandre Winkelmann Solano da Rocha - Produto Final

Alexandre Winkelmann Solano da Rocha - Produto Final

Alexandre Winkelmann Solano da Rocha

GRANDES MESTRES DO CONTRABAIXO NA MPB

Orientador:
AFONSO CLAUDIO FIGUEIREDO
Abreviatura:
ROCHA, A. W. S.
Data da Defesa:
02/01/2023
Resumo:
O livro "Grandes Mestres do Contrabaixo na MPB" contempla a obra de seis importantes contrabaixistas da nossa Música Popular: Arthur Maia, Jamil Joanes, Luizão Maia, Nico Assumpção, Sizão Machado e Alex Malheiros, todos com uma vasta discografia. O livro contém uma pequena biografia de cada músico e doze transcrições de suas linhas de contrabaixo originais registradas em álbuns de grande relevância.
Palavras-chave:
Contrabaixo; transcrição; tablatura;música popular brasileira
Abstract:
The book  "Grandes Mestres do Contrabaixo na MPB" contemplates the work of six important bass players in Brazilian Popular Music: Arthur Maia, Jamil Joanes, Luizão Maia, Nico Assumpção, Sizão Machado and Alex Malheiros, all of them with a large discography. The book contains a short biography of each musician and twelve transcriptions and tablatures of their original bass lines recorded in albums of great relevance.
Keywords:
Bass; transcription;tab;Brazilian music

Acesse o produto completo.

Alexandre Winkelmann Solano da Rocha, conhecido como Alex Rocha é um contrabaixista e compositor de música popular brasileira. Bacharel em Música pela Universidade Estácio de Sá, Alex Rocha é baixista, compositor e arranjador. Fez parte da banda do cantor Emílio Santiago de 2003 até 2013 tendo gravado seus DVDs O Melhor das Aquarelas em 2005 e Só Danço Samba Ao Vivo  de 2011 premiado com o Grammy Latino como o melhor álbum de samba em 2012. Seu primeiro CD  solo Boas Novas (Niterói Discos/2003) obteve excelentes resenhas da crítica especializada e foi co-produzido pelo baixista Arthur Maia. Alex Rocha acompanhou artistas como Victor Biglione, Wagner Tiso, Celso Blues Boy, Bibi Ferrera, Itamara Koorax, Pery Ribeiro, Zé Renato, Leila Pinheiro e também grandes músicos da cena do jazz internacional, como Eddy Palermo, Phil DeGreg, Jeff Kunkel e Mark Lambert entre outros. Na Rede Globo de Televisão participou do programa Gente Inocente entre (2000 / 2002) gravando inúmeras trilhas musicais veículadas pela emissora.  Apresentou-se com seu grupo no 3º Niterói Musifesfest em setembro de 2006 recebendo como convidado especial Toninho Horta. Em 2009 gravou o CD Aventura do tecladista José Roberto Bertrami, lançado pela gravadora inglesa Farout Recordings. No ano 2011, lançou o CD Cachet! pelo selo Niterói Discos, em parceria com o guitarrista Marcelo Frisieiro. Em 2012, participou da gravação do programa Som Brasil - Clube da Esquina da Rede Globo de Televisão acompanhando Milton Nascimento, Lô Borges e Wagner Tiso. No ano de 2014, participou do festival MIDEM em Cannes, França acompanhando o Andrea Dutra Quarteto e o Cláudio Dauelsberg Trio.