Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2019 / Rafael Dias Belo - Produto Final

Rafael Dias Belo - Produto Final

Rafael Dias Belo

100 ESTUDOS PARA VIOLINO DE HANS SITT OPUS 32: REVISÃO E ADAPTAÇÃO PARA OS ALUNOS DE HOJE

Orientador:
PAULO GUSTAVO BOSISIO
Abreviatura:
BELO, R. D.
Data da Defesa:
15/01/2021
Resumo:
A condição sociocultural contemporânea nos impõe larga oferta de informação, pulverizando a atenção, o foco e estimulando a ansiedade. Para os tratadistas Ivan Galamian e Carl Flesch, a apreensão de um conteúdo violinístico só se dá através do estudo consciente e em pequenas doses. É preciso, portanto, concentração e foco. Interessado no rico conteúdo técnico contido no método Opus 32 de Hans Sitt, que explora as posições fixas e o câmbio entre elas no violino, confeccionamos uma nova edição desse material. Se identificou como problema a demasiada extensão de cada estudo proposta pela versão original de 1895, vista aqui como distante da realidade cotidiana do estudante contemporâneo, despendendo tempo tanto no estudo pessoal quanto em sala de aula para sua preparação e execução e dando margem para fadiga física e mental. Guardadas as proposições técnicas essenciais, foi diminuído cerca de 40 por cento de cada estudo, além de proposta uma segunda voz como acompanhamento, importante referência harmônica e experiência camerística cara ao processo de aprendizado. A presente pesquisa buscou compreender de um lado a proposta técnica contida no método Opus 32 de Hans Sitt, mas também a maneira como se dá o aprendizado hoje. Por fim a nova edição do método foi confeccionada como uma revisão e adaptação para os alunos de hoje.
Palavras-chave:
Hans Sitt;violino;ensino hoje
Abstract:
The contemporary socio-cultural condition imposes a wide offer of information on us, spreading attention, focus and stimulating anxiety. For the writers Ivan Galamian and Carl Flesch, the apprehension of a violinistic content only occurs through conscious study and in small doses. Therefore, concentration and focus are needed. Interested in the rich technical content contained in Hans Sitt's Opus 32 method, which explores the fixed positions and the exchange rate between them on the violin, we made a new edition of this material. A problem was identified as too much extension of each study proposed by the original version of 1895, seen here as distant from the contemporary reality of the contemporary student, spending time both in personal study and in the classroom for its preparation and execution and giving scope for physical fatigue and mental. Keeping the essential technical propositions in mind,
about 40 percent of each study was reduced, in addition to proposing a second voice as an accompaniment, an important harmonic reference and a cameristic experience dear to the learning process. This research sought to understand, on the one hand, the technical proposal contained in Hans Sitt's Opus 32 method, but also the way in which learning takes place today. Finally, the new edition of the method was designed as a revision and adaptation for today's students.
Keywords:
Hans Sitt;violin;teach today.

Possui graduação em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019) e graduação em Música pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2011). Cursou o mestrado profissional em Música no programa Proemus da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, concluindo em 2021. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: musica de câmara, arranjo, quarteto de cordas, educação e música sinfônica.