Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2019 / Jorge Augusto Peculas Modesto - Produto Final

Jorge Augusto Peculas Modesto - Produto Final

Jorge Augusto Peculas Modesto

MÉTODO DE VIOLÃO PARA CRIANÇAS

Orientador:
RODRIGO SERAPIAO BATALHA
Abreviatura:
MODESTO, J. A. P.
Data da Defesa:
17/08/2021
Resumo:
O método Violão para Crianças está dividido em três volumes: 1. Primeiros sons e ritmos no violão, 2. O violão como instrumento melódico e 3. O violão como instrumento harmônico. Os volumes contêm tablaturas cifradas das músicas, áudio-tablatura para que a/o aluna/o veja como são tocadas as músicas, playbacks para que a/o aluna/o possa praticar, caderno de atividades e partituras das músicas para professores. Após algumas instruções relacionadas ao violão e à mão direita, o aluno começa sua trajetória praticando e explorando as cordas soltas do violão. Primeiramente de forma livre, depois, aproximando-se do universo infantil através das atividades com parlendas e músicas infantis brasileiras. A seguir, é introduzida a notação alternativa da tablatura. O estudante começa a ler ainda nas cordas soltas algumas músicas folclóricas e parlendas. Logo após, são introduzidas a exploração das cordas presas e atividades sobre o compasso e divisão métrica. Começam a ser trabalhados os sons simultâneos, porém de maneira didática, com acordes feitos com um dedo e levadas com um toque. Ao final, propõe-se uma sessão de prática coletiva.
Palavras-chave:
Violão;Tablatura;Educação musical
Abstract:
The Guitar for Children method is divided into three volumes: 1. First sounds and rhythms on the guitar, 2. The guitar as a melodic instrument and 3. The guitar as a harmonic instrument. The volumes contain tablatures of the songs, audio-tablature for the student to see how the songs are played, playbacks for the student to practice, activity book and sheet music for teachers. After some instructions related to the guitar and the right hand, the student begins his trajectory practicing and exploring the open strings of the guitar. First in a free way, then, approaching the children's universe through activities with “parlendas” and Brazilian children's songs. Then, the alternative notation of tablature is introduced. The student begins to read some folk songs and “parlendas” on the open strings. Soon after, the exploration of strings on the fret and activities about time signature and metric division are introduced. Simultaneous sounds begin to be worked on, but in a didactic way, with chords made with a finger and takes with one touch. At the end, a collective practice
session is proposed.
Keywords:
Guitar;Tablature;Music education

 

Adquira o produto completo.

 

 

         

É mestre nas práticas musicais pela UNIRIO. Possui graduação em Música pela Universidade Candido Mendes (2015). Atualmente é professor de música da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Facebook

Instagram

YouTube