Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2019 / Guilherme Giglio Barbosa Alves - Produto Final

Guilherme Giglio Barbosa Alves - Produto Final

Guilherme Giglio Barbosa Alves

CINESTESIA MUSICAL - ENSINO MUSICAL ATRAVÉS DE MULTILINGUAGENS

Orientador:
RODRIGO SERAPIAO BATALHA
Abreviatura:
ALVES, G. G. B.
Data da Defesa:
24/08/2021
Resumo:
Como produto final do Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais da UNIRIO, visamos desenvolver e divulgar o site cinestesiamusical.com.br Os materiais são divididos em três grandes grupos: "Brincadeiras Musicais", "Construindo o Ponto Clímax" e "Cinestesia, Sinestesia e Além". Como referencial teórico para a esta pesquisa, destacam-se três principais referências. A primeira são as associações naturais e culturais presentes em uma linguagem musivisual, apresentadas por Alejandro Román (2008) no livro El Lenguaje Musivisual, semiotica y estetica de la musica cinematografica. A segunda são as linhas de ação pedagógica defendidas por Murray Schafer (2011) em O Ouvido Pensante, tendo como foco perceptivo as trilhas sonoras. A terceira é o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick (2003), abordado no livro Ensinando Música Musicalmente, discutido por Cecília Cavalieri França e Keith Swanwick (2002) no artigo Composição, apreciação e performance na educação musical e
adotado pelas escolas em que atuo.
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de Música;Linguagem Multimidiática;Trilha Sonora
Abstract:
As a final product of the Professional Master's in Teaching Musical Practices at UNIRIO, we aim to develop and promote the website https://www.cineestesiamusical.com.br. The materials are divided into three large groups: "Musical Plays", "Building up to a Climax" and "Kinesthesia, Synesthesia and Beyond". Three main references stand out as the theoretical framework for this research. The first is the natural and cultural associations present in a “musivisual” language, presented by Alejandro Román (2008) in the book El Lenguaje Musivisual, semiótica y estética de la música cinematográfica. The second is the pedagogical strands defended by Murray Schafer (2011) in The Thinking Ear: On Music Education, in which soundtracks are the perceptive focus. The third is Keith Swanwick's (2003) C(L)A(S)P model, developed in the book Teaching Music Musically, discussed by Cecília Cavalieri França and Keith Swanwick (2002) in the article Composição, apreciação e performance na educação musical and adopted by the schools where I currently work.
Keywords:
Soundtrack;Music education;Multimedia Language

Acesse o produto completo.

Possui Pós-Graduação em Trilha Sonora pela Musimagem em parceria com a Alpha Cursos com coordenação de Tim Rescala (2019). Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017). Está cursando Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (término previsto para 2020), e Bacharelado em Composição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (término previsto para 2021). Desenvolveu uma proposta de ensino musical que utiliza a semiologia do audiovisual como ferramenta didática, trabalhando, a partir desse recorte, com apreciação, análise, escrita musical, composição e performance. Leciona no Colégio Cruzeiro, Unidade Centro.