Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2019 / Frederico Castilho Pontes Dias - Produto Final

Frederico Castilho Pontes Dias - Produto Final

Frederico Castilho Pontes Dias

RUDIMENTOS BRASILEIROS: ACENTOS E REBOTES

Orientador:
ANA LETICIA DE BARROS SANTORO
Abreviatura:
DIAS, F. C. P.
Data da Defesa:
22/10/2020
Resumo:
Rudimentos Brasileiros: Acentos e Rebotes, tem como justificativa mostrar a dificuldade de encontrar materiais acadêmicos ou não, que unam o universo rudimentar americano ao brasileiro. O principal objetivo é apresentar o que foi encontrado de material e a importância desses nos dias de hoje. No desenvolvimento do artefato foram analisados os trabalhos mais pertinentes encontrados na atualidade e o porquê de suas importâncias. Essas razões serviram de suporte para o entendimento e feitura do método. Para tal, foi feita uma pesquisa dos padrões ritmicos de caixa existentes no Rio de Janeiro e de alguns outros estados e seus possiveis desdobramentos. Esse projeto foi apresentado por mim ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Praticas Musicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, PROEMUS e foi aprovado para a turma de 2019.
Palavras-chave:
Levadas de caixa;rudimentos;percussão rudimentar.
Abstract:
Brazilian Rudiments: Accents and Rebounds, its justification is to show the difficulty of finding academic materials or not, that unite the American rudimentary universe to the Brazilian. The main objective is to present what has been found of material and the importance of these today. In the development of the artifact, the most relevant works found today and the reason for their importance were analyzed. These reasons served as support for the understanding and making of the method. To this end, a survey was made of the rhythmic cash patterns existing in Rio de Janeiro and some other states and their possible consequences. This project was presented by me to the Professional Master's Program in Teaching Music Practices at the Federal University of the State of Rio de Janeiro, PROEMUS and was approved for the class of 2019.
Keywords:
Boxes taken;rudiments;rudimentary percussion.

Adquira o produto completo.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1993). Em seguida segue pra San Diego, onde conhece e frequenta cursos, aulas e workshops com professores de escolas como o MIT e LAMAS, assim como: Dave Weckl, Phil Maturano, Peter Erskine, Dennis Chambers, Luis Conti dentre outros. Durante esse 4 anos, Fred integra a banda The Brazilian Project e grava em 1996 o CD Ginga, de Mário Raposo. Paralelamente, atua na cena musical local. Retorna então ao Brasil e se incorpora ao grupo Farofa Carioca integrando sua primeira formação onde conhece Seu Jorge e Gabriel Moura. Em seguida ele segue pra carreira solo de Seu jorge e lá tem a oportunidade de conhecer Philippe Baden Powell, com quem forma um quarteto instrumental que se torna a banda base do grande mestre Baden Powell nos seus últimos shows. De lá pra cá sua trajetória o levou a participar de diversos trabalhos como: Gabriel Moura, Sérgio Loroza, Rita Ribeiro, Armando Lobo, Thiago Amud, Daniel Marques e etc... Com Armando Lobo e Daniel Marques, Fred formou a Orquestra Frevo Diabo, ganhadora do Prêmio de Música Brasileira na categoria de melhor grupo regional no ano de 2010, além de ser professor e integrante do Monobloco desde 2000. Enquanto músico e professor do Monobloco, Fred teve a oportunidade de participar de shows, gravações de DVD nacionais e interncionais, assim como Jonh Secada, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Lenine, Fernanda Abreu, Pepeu Gomes, Carlos Malta e Pife Muderno, Spok Frevo Orquestra, Blue Man Group, Fundo de Quintal, Fernando e Sorocaba, Preta Gil e etc.. ; e ainda ministrar aulas em diversos países, como Japão, Indonésia, Nova Zelândia, Dinamarca, Inglaterra, Irlanda e Estados Unidos. Atualmente tem mestrado na área de música, em andamento, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.