Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2018 / Yuri Pimentel Araujo - Produto Final

Yuri Pimentel Araujo - Produto Final

Yuri Pimentel Araujo

CANÇÃO REVISTA

Orientador:
NICOLAS L DE SOUZA BARROS
Abreviatura:
ARAUJO, Y. P.
Data da Defesa:
28/02/2020
Resumo:
O songbook “Lenine - Olho de Peixe via violão com voz” reúne as cifras e partituras do álbum homônimo de 1993 que marca a estréia de Lenine como compositor-violonista. As canções desse disco, lançado em parceria com o percussionista Marcos Suzano, são profundamente influênciadas pelos idiomatismos do violão. O instrumento é protagonista na criação e performance dessas composições. Alguns temas discutidos no artigo elaborado durante o curso (PROEMUS) serão inseridos no projeto, dentre eles podemos destacar: uma reflexão teórica sobre o processo de transcrição; um panorama sobre a receptividade do disco refletido em matérias e críticas jornalísticas de diversos meios de comunicação, e também, um pequeno estudo musicológico sobre o violonismo de Olho de Peixe. Entrevistas feitas com Lenine e seus parceiros contam a micro-história das canções, os procedimentos criativos das onze faixas do álbum. O livro pretende estimular novas interpretações deste repertório para voz e violão. Aproximando o leitor da performance própria do artista através da tradução dos seus gestos sonoros numa combinação de diferentes sistemas de notação musical. Esperando que dessa forma, o projeto consiga estabelecer uma comunicação simultaneamente entre públicos diversos, dos cancionistas aos violonistas ‘eruditos’.
Palavras-chave:
Lenine;LP “Olho de Peixe”;cancioneiro popular para voz e violão;transcrição.
Abstract:
The songbook “Lenine - Olho de Peixe via guitar with voice” gathers the figures and scores of the album namesake of 1993 that marks Lenine's debut as a composer-guitarist. The songs of this
disc, released in partnership with percussionist Marcos Suzano, are deeply influenced by the guitar's idioms. The instrument is a protagonist in the creation and performance of these compositions. Some topics discussed in the article prepared during the course (PROEMUS) will be included in the project, among them we can highlight: a theoretical reflection on the process of transcription; an overview of the disc's receptivity reflected in articles and criticisms journalistic from different media, and also a small musicological study on the guitar of Olho de Peixe. Interviews with Lenine and his partners tell the micro-history of the songs, the creative procedures of the eleven tracks on the album. The book intends to stimulate new interpretations of this repertoire for voice and guitar. Bringing the reader closer to performance of the artist through the translation of his sound gestures in a combination of different systems of musical notation. Hoping that in this way, the project will be able to establish communication simultaneously between diverse audiences, from songwriters to guitarists
'Scholars'.
Keywords:
Lenine;LP “Olho de Peixe”;popular songbook for voice and guitar;transcription.

Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (2009); Mestre em Educação Musical pelo PROEMUS/UNIRIO (2018); Atualmente é Contrabaixista da Banda Sinfônica do CFN; Participou de vários outros projetos musicais, tendo como foco de atuação a composição, o arranjo e a prática instrumental.