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Renato Gonçalves de Oliveira - Produto Final

Renato Gonçalves de Oliveira

O REINO DE DUAS CABEÇAS, UMA ÓPERA-RECREIO DE JACEGUAY LINS: REDUÇÃO PARA VOZES E PIANO

Orientadora:
LUCIA SILVA BARRENECHEA
Co-orientadora:
MARY CAROLYN MCDAVIT
Abreviatura:
OLIVEIRA, R. G.
Data da Defesa:
26/08/2019
Resumo:
Jaceguay Lins escreveu, em 2000, o libreto e a música da ópera O Reino de Duas Cabeças. Esta é apresentada em um ato, que é dividido em doze quadros e traz à cena 10 (dez) personagens. Essa ópera-recreio tem como público-alvo alunos de escolas públicas e privadas e busca ser atraente a tal ponto de promover o envolvimento desse público. O enredo se desenvolve como uma comédia de costumes, em que aparecem referências ao folclore das Bandas de Congo Capixabas, aos acontecimentos do cotidiano, incorporando elementos satíricos e jocosos, além de incluir a reflexão de assuntos políticos de maneira acessível e bem-humorada. O Reino de Duas Cabeças é classificada por Jaceguay Lins como
pertencente ao gênero ópera-recreio, uma vez que a proposta do compositor com essa obra é a de formação de plateia e ela foi pensada para o ambiente escolar, isto é, a ópera-recreio foi concebida para ser apresentada nos intervalos escolares, tendo sua duração compatível para tanto, que é de aproximadamente trinta minutos. Esse gênero, ópera-recreio, assemelha-se em suas características com a ópera intermezzo, que também constava de apenas um ato. Esta tinha como função ser um espetáculo secundário, que era apresentado em intervalos da ópera-séria. Em geral estas possuíam caráter
cômico. É interessante observar na ópera-recreio, também, a profusão de várias citações, fazendo do seu discurso musical nessa obra um caleidoscópio estético: além de temas do Congo, outras melodias folclóricas como Marcha Soldado e Escravos de Jó; temas de música popular como Sociedade Alternativa de Paulo Coelho e Raul Seixas e La Cumparsita de Gerardo Matos Rodriguez; e trechos de óperas como La Traviata de Giuseppe Verdi, dentre outras. Trata-se de uma obra ambientada no Estado do Espírito Santo. A obra utiliza recursos que visam oferecer facilidades para as apresentações, tais como o uso de playback, contendo as partes instrumentais de acompanhamento e efeitos sonoros. Também o vestuário e os adereços foram planejados para serem práticos. Para a preparação do primeiro espetáculo em 2001, a nós do elenco foi distribuído o material para estudo, que consistia em uma partitura fotocopiada, feita em um programa de edição de partituras. Nessa partitura havia somente a parte das vozes, sem acompanhamento de piano, e a direção musical do espetáculo possuía uma partitura com grade completa, que continha as partes das vozes e dos instrumentos. A redução para vozes e piano surge, assim, a partir não só do estudo do material disponível, mas também a partir das experiências vivenciadas com a obra. Essas foram significativas para o trabalho em questão, uma vez que proporcionaram a reconstrução do olhar sobre a obra a partir das reflexões que o processo de elaboração do produto
me proporcionou.
Palavras-chave:
ES
Abstract:
Jaceguay Lins wrote, in 2000, the libretto and the music of the opera O Reino de Duas Cabeças. This is presented in one act, which is divided into
twelve scenes and it brings tem characters to the stage. This opera-recreio has as target audience students from public and private schools and it seeks to be attractive so that it promotes the involvement of this audience. The plot develops as a situation comedy, in which references to folklore of Congo bands and everyday events are displayed, including satirical and playful elements, and it includes reflection on the political issues in an accessible and good-humored manner. Jaceguay Lins classifies O Reino de Duas Cabeças as an opera-recreio, since the purpose of the composer with this play is the audience development and it was planned for the school environment, i.e., the opera-recreio was
designed to have their performances during breaks, and its running time corresponds to it, which is approximately thirty minutes. This genre has similarities with the opera intermezzo, which also consists of one act. The intermezzo worked as a minor show, which was presented during the intervals of the opera seria. In general they have a comic plot. It is interesting to observe that we see in the opera-recreio the profusion of various citations, making of its musical discourse an esthetic kaleidoscope: besides Congo themes, other folk melodies are included such as Marcha
Soldado and Escravos de Jó. We also have themes of popular music, such as Sociedade Alternativa by Paulo Coelho and Raul Seixas and La Cumparsita by Gerardo Matos Rodriguez, and excerpts of the opera La Traviata by Giuseppe Verdi, among other things. The story of the opera is set in the state of Espírito Santo. In order to facilitate the performances in different places, the opera uses tools like playbacks and sound effects, and the costumes and ornaments were designed to be of practical use. So as to prepare the first presentation in 2001, a photocopied score was distributed to the cast, and this material was made in a musical notation software. In the score which was distributed to the cast there was only the vocal parts, without a piano accompaniment, and the musical director of the opera had a full score, with the voice parts and the instruments. Thus, a vocal score emerges not only from the material available, but also from the experiences with the opera. They were essential material to the product at hand, since it provided the reconstruction of a view on the opera from the reflections that the process of vocal score elaboration brought me.
Keywords:
ES

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Bacharel em Música - Canto - pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), com especialização em canto e expressão (FPAC), Docência no Ensino Superior (FASE) e em Artes da Educação (CESAP). Concluiu no ano de 2019 o Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais (UNIRIO), sob orientação da Dra. Lúcia Barrenechea, e sua pesquisa foi sobre redução para piano que culminou no livro ?Reino de Duas Cabeças, uma ópera-recreio de Jaceguay Lins: Redução para vozes e piano?. Atuante na performance como tenor participa regularmente em óperas, réquiem, missas e concertos, também participou das gravações dos CDs de gravação da Ópera Recreio O Reino de Duas Cabeças, de Jaceguay Lins, e do CD do Grupo de Música Antiga da FAMES; Modinhas do Brasil. Cantou ?Série Música no Museu? no RJ, Sala Baden Powell/RJ, Teatro Trianon Campos dos Goytacazes/RJ, esteve como bolsista no curso em Santiago de Compostela na ESPANHA, apresentando-se no Hostal Católico/Espanha e Catedral de San Tiago en Compostela/Espanha. Em Buenos Aires e Ouro Preto esteve como solista com a Orquestra de Ouro Preto. Em 2018 e 2019 esteve se apresentando em concertos e dando Masterclass nos EUA em New York e Kentucky. Atualmente é professor da FAMES. Em 2020, em parceria com o compositor Marcelo Rauta escreveu a ópera João da Banda de Congo, além de cantar e gravar vários concertos.

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