Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2018 / Lucas Ladeia Ribeiro - Produto Final

Lucas Ladeia Ribeiro - Produto Final

Lucas Ladeia Ribeiro

CAVAQUINHO EM TODOS OS TONS

Orientador:
LUCIANA PIRES DE SÁ REQUIÃO
Abreviatura:
RIBEIRO, L. L.
Data da Defesa:
05/11/2019
Resumo:
Este livro contém partituras e estudos sobre 24 peças para o cavaquinho. São trabalhadas ambas as funções de solista e acompanhador praticadas pelo instrumento no universo do Choro. Como suporte ao aprendizado, o material busca aliar o ensino pela escrita às práticas informais de aprendizagem comuns ao músico popular, em especial ao músico de choro, através de recursos multimídia como vídeo, áudio e mesmo a Realidade Virtual, com a utilização de vídeos 360o, nos quais um ambiente virtual é criado para simular a sensação da presença em uma Roda de Choro. O público alvo são os estudantes e professores de cavaquinho, podendo servir como material de estudo também para outros instrumentistas. O material foi desenvolvido com base em pesquisas realizadas no programa de Mestrado Profissional da UNIRIO (PROEMUS), turma de 2018, sob orientação da Professora Dra. Luciana Pires de Sá Requião.
Palavras-chave:
Cavaquinho;Livro didático;Aprendizado musical formal;Tecnologia e aprendizagem
musical.;Aprendizado musical informal
Abstract:
This is a textbook consisted by scores and studies on 24 pieces for the cavaquinho. Both functions of soloist and accompanist practiced by the instrument in the universe of Choro are dealt with. As a support for learning, the material seeks to combine teaching by formal writing with informal learning practices common to popular musicians, especially those used by Choro musicians, through multimedia resources such as video, audio and even Virtual Reality, with the use of 360o videos, in which a virtual environment is created to simulate the sensation of presence in a Roda de Choro. The target audience is students and teachers of cavaquinho, which can also serve as study material for other instrumentalists. The material was developed based on research carried out in the Professional Master's program of UNIRIO (PROEMUS), class of 2018, under the guidance of Professor Dra. Luciana Pires de Sá Requião.
Keywords:
Cavaquinho;Textbook;Formal music learning;Informal music learning;Technology and musical learning.

Acesse o áudio do produto completo.

Músico profissional. Violonista, guitarrista, e cavaquinista (grupo de choro do Palácio das Artes). Professor da ProMusic e particular, com muita experiência. Formando em Licenciatura em Música pela UFMG. Formado em guitarra e musicalização pela ProMusic Escola de Música. Atualmente é empreendedor / músico / professor com experiência na área de Artes.