Leonardo Duarte Pagani - Produto Final
Leonardo Duarte Pagani O OUTRO LADO Orientador:
NICOLAS L DE SOUZA BARROS
Abreviatura:
PAGANI, L. D.
Data da Defesa:
05/09/2019
Resumo:
O objetivo deste método é dar subsídios ao baterista de nível intermediário a avançado, que deseja melhorar o desempenho técnico musical e fluência de seu lado de menor destreza no instrumento, por meio do desenvolvimento de uma independência motora destes membros. No início dos estudos, a partir da compreensão de qual lado é dominante no músico, passar-se-á a enfocar o desenvolvimento, através dos exercícios, do lado de menor dominância, sempre em concomitância com o lado preferencial. Com estes exercícios, busquei tornar acessível uma prática restrita a um grupo de renomados músicos, improvisadores de excelente técnica, a um amplo público de bateristas, disseminando esses padrões nem sempre tão conhecidos e utilizados. Uma grande destreza técnica é muito valorizada na bateria, e acredito que o que proponho aqui contribuirá para esta meta. Este método vai abordar especificamente três recursos que se pode utilizar ao enfatizarmos o lado de menor dominância na bateria: 1) “Splashed hi-hat with foot”: acionamento ou abertura do contratempo com o toque de calcanhar ou com a planta do pé, eliminando a necessidade do uso de baqueta. 2) Derivação do primeiro: uma vez acionado o contratempo com o pé, ele será tocado não apenas para a marcação do pulso, mas também na elaboração de ritmos mais complexos, que irão se somar aos desenhos realizados pela mão e pé do lado dominante em outras peças da bateria. 3) O uso da mão de menor destreza técnica para a realização de múltiplos toques e dinâmicas: A técnica chamada “push and pull” é sugerida como parte do processo; inicialmente difundida por Buddy Rich e Gene Krupa - vem dos conceitos de “up” e “down” strokes, ou toques para baixo e para cima com as baquetas. Estes três recursos podem ser utilizados separadamente ou em conjunto, gerando uma multiplicidade de resultados.
Palavras-chave:
ES
Abstract:
The objective of this method is to provide intermediate and advanced drummers with the tools to improve the technical-musical performance and fluency of their non-dominant side, by way of developing a motor independence of these limbs. At the start of the study, the focus will be on the determination and development of the non-dominant side through exercises, in conjunction with the preferential side. These exercises will consist of patterns utilized by renowned musicians fluent in improvisation and excellent technique. It is my purpose to make these techniques and patterns available to a wider audience. Great technical ambidexterity is an important asset in drumming, and the following method will allow many musicians to gain it. This method encompasses three different resources which can be used to emphasize the drummer’s non-dominant side:
1) “Splashed hi-hat with foot”: triggering or opening of the hi-hat with the heel or the sole of the foot, eliminating the need for the stick. 2) Variation of the first resource: once the hi-hat is triggered by the foot, it will be played not only for the tempo tracking, but also for the creation of more complex rhythms. These will add to the patterns performed by the dominant hand and foot in other parts of the drumkit. 3) The use of the less developed hand in the performance of multiple strokes and dynamics: the technique known as “push and pull” is suggested as part of the process; inaugurated by Buddy Rich and Gene Krupa – it comes from the concepts of “up” and“down” strokes with the drumstick. These three resources can be used separately or in conjunction, creating a multiplicity of results. Keywords:
ES
|
Mestre em Ensino das Práticas Musicais pela UNIRIO (2019), possui graduação em Bacharelado em Percussão - Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (2015), graduação em Administração pela Universidade Estácio de Sá (2011). Profissionalmente atua como baterista/músico/compositor - Jingle Stuff Company, músico/tesoureiro e chefe do naipe de percussão (2019) da Banda Filarmônica do RJ, professor de bateria do Centro Integrado de Cultura e Artes Mais Cultura, professor de bateria - Seminários de Música Pro Arte e professor - Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical e é autor do método de bateria chamado "O outro lado", lançado pela editora Musimed.
|