Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2018 / Eric José Pinto de Carvalho - Produto Final

Eric José Pinto de Carvalho - Produto Final

Eric José Pinto de Carvalho

RÍTMICA BRASILEIRA, PERCUSSÃO E PERCUSSÃO CORPORAL

Orientador:
RODOLFO CARDOSO DE OLIVEIRA
Abreviatura:
CARVALHO, E. J. P.
Data da Defesa:
08/08/2019
Resumo:
O livro resultante da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais da UNIRIO consiste dos seguintes elementos: a) exercícios de três e quatro vozes - com ganzá; b) sons vocais - com outros instrumentos de percussão (agogô, triângulo e casaca); c) percussão corporal; d) subdivisões quaternárias e ternárias, com ostinatos rítmicos brasileiros (exercícios de coordenação e independência); e) quatro peças desenvolvidas a partir dos exercícios. Também inclui 27 códigos QR, com vídeos que explicam e ilustram os exercícios. O objetivo principal é treinar a acentuação rítmica, acrescentando novas possibilidades de execução, buscando sempre uma interpretação mais musical. Este conteúdo é indicado para professores e alunos de todos os
instrumentos; os exercícios e peças podem ser trabalhados tanto coletiva quanto ou individualmente
Palavras-chave:
percussão e rítmica brasileira;pequenos instrumentos percussivos brasileiros;percussão
corporal;acentuação rítmica.
Abstract:
The book resulting from the research conducted at the Professional Master's Degree in the Teaching of Musical Practices at UNIRIO consists of the following elements: a) three- and four-voice exercises - with ganzá; b) vocal sounds - with other percussion instruments (agogô, triangle and casaca); c) corporal percussion; d) quaternary and ternary subdivisions, with Brazilian rhythmic ostinatos (coordination and independence exercises); e) four pieces developed from the exercises. It also includes 27 QR codes, with videos that explain and illustrate the exercises. The main objective is to train rhythmic accentuation, adding new possibilities of execution, always seeking a more musical interpretation. This content is suitable for teachers and students of all instruments; the exercises and parts can be studied either collectively or individually.
Keywords:
Brazilian percussion and rhythms;small Brazilian percussive instruments;body percussion;rhythmic
accentuation

Acesse o produto completo.

Mestre em Ensino das práticas musicais pela Universidade federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialização em Artes pela faculdade de educação, graduação em licenciatura em música pela Faculdade de música do Espirito Santo (2008). Atualmente é professor assistente da Faculdade de Música do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em PERCUSSÃO e BATERIA, atuando principalmente nos seguintes temas: percussão popular e erudita, bateria e música.