Resumo MARCOS BUENO DE GODOY
Orientador:
CLIFFORD HILL KORMAN
GODOY, M. B.
Data da Defesa:
21/02/2019
Resumo:
O improviso é um dos mais intrigantes componentes do “fazer” musical, mas para desenvolver esta possibilidade é necessário incorporar ferramentas específicas ligadas aos processos perceptivos e funcionais de eventos musicais inseridos em estruturas melódicas/harmônicas. Este livro oferece aportes para guitarristas e violonistas que desejam aprimorar a sua construção e desenvolvimento de discursos melódicos, abordando elementos fundamentais na prática do improviso. Estes são exemplificados, analisados e aplicados sobre sete gêneros musicais, dos quais os últimos quatro são centrais nas práticas populares brasileiras: Blues; Rock; Jazz; Frevo; Bossa Nova; Baião e Choro.
Palavras-chave:
improviso;desenvolvimento de discursos melódicos;guitarra e violão;Blues - Rock - Jazz - Frevo - Bossa Nova - Baião - Choro
Abstract:
Improvisation is one of the most intriguing components of musical performance, but in order to develop this possibility it is necessary to incorporate specific tools linked to the perceptual and functional processes of musical events inserted into melodic / harmonic structures. This book offers contributions for electric and acoustic guitarists who wish to improve their construction and development of melodic discourse, addressing fundamental elements used in this practice. These are exemplified, analyzed and applied to seven musical genres, the last four being central to Brazilian popular music: Blues; Rock; Jazz; Frevo; Bossa nova; Baião and Choro.
Keywords:
improvisation;development of melodia discourse;electric and acoustic guitar;Blues - Rock - Jazz - Frevo - Bossa Nova - Baião - Choro