Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2017 / Resumo ANDRE RICARDO AMARAL

Resumo ANDRE RICARDO AMARAL

Orientador:
ERMELINDA AZEVEDO PAZ ZANINI
Abreviatura:
AMARAL, A. R.
Data da Defesa:
10/12/2018
Resumo:
Este livro tem fins pedagógicos e apresenta canções compostas pelo autor baseadas em diversos gêneros musicais brasileiros, arranjadas para piano, flauta doce soprano (adaptável para qualquer outro instrumento solista), voz, acordeão, alguns instrumentos de percussão simples e percussão corporal. A proposta de utilização do material didático está inspirada em procedimentos pedagógicos como o manossolfa (Villa-Lobos), canto pelos graus da escala (Gazzi de Sá) e Orff (com a utilização do corpo como percussão). Além disso, há o objetivo de acrescentar elementos expressivos na formação musical dos alunos. A metodologia que inspirou a elaboração deste material didático foi o modelo C(L)A(S)P (SWANWICK, 1979), no qual o progresso do aluno é alcançado principalmente por atividades de composição, apreciação musical e execução, permeados por literatura e técnica como atividades periféricas. O produto integra um CD de áudio que possui três faixas para cada canção, todas contendo as linhas de piano e percussão: uma simples, para o aluno tocar a flauta ou cantar como playback, outra com a flauta doce e a terceira base com a voz como referência para o aprendizado da canção. O livro do aluno contém o CD, algumas orientações para utilização do material, a contextualização dos gêneros e a partitura da flauta/percussão. O livro do professor contém o CD, algumas orientações pedagógicas, a contextualização dos gêneros e a partitura completa (da flauta; da percussão; e do acompanhamento do piano, com sugestões de outros instrumentos como o violão através da cifragem numérica e o acordeão).
Palavras-chave:
Flauta doce; Música vocal; Modelo C(L)A(S)P; Educação musical.
Abstract:
This book has pedagogical purposes and presents authoral songs based on various Brazilian musical genres, arranged for piano, soprano recorrer (adaptable to any other solo instrument), voice, accordion, some simple percussion instruments and corporal percussion. The proposal of using the teaching material is inspired by pedagogical procederes such as Villa-Lobos's "manosolfa", Gazzi de Sá's singing using the scale and Orff's corporal percussion. In addition, there is the objective of adding expressive elements to the musical formation of the students. The methodology that inspired this didactic material was the C (L) A (S) P model (SWANWICK, 1979), in which the student's progress is depends on activities of composition, musical appreciation and execution, and these are intega-rated with literature and instrumental technique as peripheral activities. The product integrates an audio CD that has three tracks for each song, all containing the piano and percussion lines: a simple one, for the student to play the flute or to play along with as playback, another with the flute and the third base with the voice as reference for learning the song. The student's book contains the CD, some guidelines for use of the material, the contextualization of genres and the score of the flute / percussion. The teacher's book contains the CD, some pedagogical guidelines, the contextualization of genres and the complete score (flute, percussion, and piano accompaniment, with suggestions of other instruments such as the guitar through numerical ciphering and the accordion).
Keywords:
Recorder; Vocal development; C (L) A (S) P; Musical Education