Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2017 / Ana Maria Ramos de Oliveira - Produto Final

Ana Maria Ramos de Oliveira - Produto Final

Ana Maria Ramos de Oliveira

O VIOLINO NA MÚSICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: UM MANUAL DE TÉCNICAS ESTENDIDAS

Orientador:
MARIANA ISDEBSKI SALLES
Abreviatura:
OLIVEIRA, A. M. R.
Data da Defesa:
07/12/2018
Resumo:
O "Manual de Técnicas Estendidas para Violino" oferece uma referência em português para violinistas e compositores em formação sobre o complexo tema de técnicas estendidas e a performance de música contemporânea no instrumento. Não encontramos nenhuma referência semelhante em português; mesmo em língua estrangeira a escassez de tal produto foi confirmada durante o processo de elaboração deste trabalho. O repertório abordado de música brasileira para violino solo e música de câmara foi selecionado a partir da própria experiência da autora como intérprete reconhecida no cenário brasileiro, bem como a sua interação com importantes compositores brasileiros. O Manual está dividido em dois capítulos: o primeiro aborda as técnicas de mão esquerda; o segundo as técnicas de mão direita com ou sem arco. Uma tabela básica de notação musical e uma extensa lista de exemplos musicais, obras e compositores, complementam as referências deste trabalho. Um dos pontos fundamentais da pesquisa é a apresentação de novos métodos de estudo, para ampliar as possibilidades de exercícios na prática diária do instrumento. Também, para estimular os jovens intérpretes/violinistas a se dedicarem também ao repertório contemporâneo. O Manual também busca apresentar as possibilidades sonoras do violino e sua utilização por compositores brasileiros já consagrados a estudantes de composição.
Palavras-chave:
violino; técnicas estendidas; exercícios; exemplos musicais
Abstract:
The "Manual of Extended Techniques for Violin" offers a reference in Portuguese for violinists and composers on the complex theme of extended techniques and the performance of contemporary music. During the process of elaboration of this work, we did not find any similar work in Portuguese; even in foreign languages, the scarcity of this type of product was confirmed. The repertoire of Brazilian music for solo violin and chamber music was selected based on the author's own experience as a recognized performer in the Brazilian musical scene, as well as her interaction with important living Brazilian composers. The Manual is divided into two chapters: the first deals with left-hand techniques; the second the right hand techniques with or without a bow. A basic table of musical notation and an extensive list of musical examples, works and composers, complement the references of this work. One of the fundamental points of the research is the presentation of new methods of study, to increase the possibilities of exercises in the daily practice of the instrument. Also, to stimulate young interpreters / violinists to dedicate themselves to the contemporary repertoire. The Manual also seeks to present the violin sonic possibilities and their use by well established Brazilian composers to students of composition.
Keywords:
violin; extended techniques; instrumental exercises; musical examples

Acesse o produto completo.

Possui graduação em Violine - Orchester Musik - Staatliche Hochschule für Musik (Escola Superior de Música) (1992) e cursou o Diplom Künstlerische Ausbildung na Musikhochschule Trossingen. Foi aluna de Lola Benda, Uwe Kleber, e na Alemanha, de Rainer Kussmaul e Federico Agostini. Foi spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira e 1.violino do Quarteto de Cordas da UFF, Universidade Federal Fluminense. Realizou seu mestrado em Música no Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).