Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2016 / Thaís Soares Bezerra - Produto Final

Thaís Soares Bezerra - Produto Final

Thaís Soares Bezerra

TÁ NO BATUQUE

Orientador:
SERGIO AZRA BARRENECHEA
Abreviatura:
BEZERRA, T. S.
Data da Defesa:
19/02/2018
Resumo:
Este livro faz parte do projeto "TÁ NO BATUQUE". A proposta é aproximar o leitor do diversificado universo do carnaval carioca atual, trazendo arranjos didáticos de alguns ritmos tocados neste universo, tais como Ijexá, Marchinha, Samba-Reggae, Maracatu de Baque Virado e Samba. Este material inclui exercícios específicos e as descrições e ilus-trações de cada instrumento, assim como orientações técnicas e exercícios de leitura. A proposta de abordagem musical é estruturada em três etapas: vivência rítmica, e divisão em naipes e o ensaio das músicas do repertório. As levadas de cada instrumento são demonstradas usando o sistema de notação elaborada pelo professor Luiz D’Anunciação, e também uma escrita alternativa baseada em números e letras. Serão disponibilizados vídeos como exemplos no canal https://www.youtube.com/c/ThaisBezerraMaestrina.
Palavras-chave:
Ensino de instrumentos percussivos; Carnaval Carioca; Levadas.
Abstract:
This book is part of the "TÁ NO BATUQUE" project. The proposal is to bring the reader closer to the diversified universe of the current Carioca carnival, with didactic arrangements of some rhythms found in this played universe: "Ijexá", "Marchinha", "Samba-Reggae", "Maracatu de Baque Virado" and "Samba". This material includes specific exercises, descriptions and illustration of each instrument, as well as technical guidelines and reading exercises. The musical approach is structured in three stages: rhythmic experience, specific instruments and the rehearsal of songs of the repertoire. The “levadas” - characteristic gestures - of each instrument are demonstrated using the notational system elaborated by professor Luiz D'Anunciação, and an alternative system based on numbers and letters. Videos will be available as examples on the https://www.youtube.com/c/ThaisBezerraMaestrina channel.
Keywords:
Teaching of percussive instruments; Carnival of Rio de Janeiro; Characteristic gestures.

 

 

 

 

         

Thaís Bezerra é mestra em Ensino de Práticas Musicais - UNIRIO. Especialista em Educação Musical e Licenciada pelo CBM-CEU. Concluiu, em 2014, o programa de certificação ORFF Schulwerk pelo The San Francisco ORFF Course - Califórnia, EUA. É maestrina da bateria do Multibloco, do Bloco da Terreirada Cearense e da Banda da Escola Municipal João Barbalho. Também toca na banda Damas de Ferro, brass band feminina que, em 2019 se apresentou no Honk Texas em Austin e em 2017, no Circuito SESC de Artes em São Paulo, no Festival Cubadisco, em Havana, e no Honk Festival, em Nova Iorque, Somerville, Providence. Ao longo de seus 20 anos de carreira musical, atuou em diversos países. Na Finlândia, ministrou curso para educadores no XVIII World Village 2016 realizado pela JaSeSoi, Orff-Schulwerk Association of Finland, e aulas para escolas públicas de Tampere, ao final se apresentou regendo 600 crianças e adolescentes num flashmob. Em 2015 e 2016, atuou no Cultural Performance Community and Company SambaFunk, na Califórnia, visando a condução e ao desenvolvimento de arranjos para bateria e preparo das músicas para o desfile e shows no Carnaval de San Francisco e no Oakland Carnival. Tocou na apresentação cultural da cerimônia artística de handover da tocha olímpica, em 2016, na Grécia. Com a Companhia Folclórica do Rio (UFRJ), tocou no Festival Colores del Mundo, em Jalisco, no México, e no 18º International Folklore Festival "World Under Kyczera", na Polônia e na Eslováquia. Apresentou-se no Carnaval de 2015 em São Paulo com o Bloco Bicho Maluco Beleza, comandado por Alceu Valença. Foi professora de didática da Música no curso de Licenciatura em Música do CBM no 1o semestre de 2014 e ano de 2013. Em 2013, apresentou seu trabalho Musicalização através dos Instrumentos de Percussão no Seminário do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (FLADEM), ocorrido em Montevideo, Uruguai. Ministrou oficina: um passeio pelos ritmos brasileiros em Bogotá, na Colômbia, e no Festival Mundo, em João Pessoa. Em 2012, coordenou a oficina de percussão e ritmos populares no projeto Rio Música para crianças, ocorrido no Centro Municipal de Referência da Música Carioca (CRMC) e ministrou essa oficina para professores de Música da UniMontes (MG). Fez parte por 4 anos do projeto Batucadas Brasileiras (Orquestra de Percussão Robertinho Silva e Carlos Negreiros). Além disso, tocou em diversas casas culturais do cenário musical carioca em grupos de choro e samba, atuou na escola de samba mirim Corações Unidos do CIEP, Fina Batucada do Mestre Riko, na GRES Estação Primeira de Mangueira e na GRES Unidos de Vila Isabel.

Facebook

Instagram
YouTube