Paula Cristina Cabral Martins - Produto Final
Paula Cristina Cabral Martins FLAUTEANDO: MÉTODO DE INICIAÇÃO À FLAUTA TRANSVERSA PARA PEQUENOS Orientador:
SERGIO AZRA BARRENECHEA
Abreviatura:
MARTINS, P. C. C.
Data da Defesa:
19/12/2017
Resumo:
Resumo: Realizado no Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais da Unirio (PROEMUS), esta pesquisa apresenta como produto final o método Flauteando. Usando uma metodologia baseada nos conceitos musicais de Keith Swanwick - composição, apreciação e performance - essa proposta pedagógica é direcionada para o ensino coletivo da flauta transversa para crianças de até 11 anos de idade. Traz os conceitos abordados por métodos conceituados, mas de uma forma lúdica, aliados à canções e personagens do folclore brasileiro.
Palavras-chave:
Pedagogia da flauta; Folclore brasileiro; C(L)A(S)P.
Abstract:
Developed in the Professional Masters in Teaching of Musical Practices of UNIRIO (PROEMUS), the final product of this research is the flute method “Flauteando”. Using a methodology based on the musical concepts of Keith Swanwick - composition, appreciation and performance - this pedagogical proposal is directed to the collective teaching of the transverse flute for children up to 11 years of age. It playfully allies the concepts proposed in renowned methods to the songs and characters of Brazilian folklore.
Keywords:
Flute pedagogy; Brazilian folklore; C(L)A(S)P.
|
Possui graduação em Música - Flauta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017). Flautista na Orquestra Sinfônica Nacional (UFF) desde 2020.
|