Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2016 / Aldo Cesar da Silva - Produto Final

Aldo Cesar da Silva - Produto Final

Capa Aldo Silva

Aldo Cesar da Silva

MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO COLETIVO DE TUBA E EUFÔNIO

Orientador:
SERGIO AZRA BARRENECHEA
Abreviatura:
SILVA, A. C.
Data da Defesa:
18/12/2017
Resumo:
Focando na prática coletiva, esta pesquisa apresenta material didático - organizado progressivamente - para a aprendizagem da tuba e do eufônio. Isso inclui uma contextualização histórica dos instrumentos, comentários e sugestões para professores, e é finalizado com uma compilação de exercícios técnicos em forma de duetos para a formação de eufônio (B♭) e tuba (B♭), na escrita de concerto e em alturas reais. Um questionário foi enviado para professores desses instrumentos que trabalham em conservatórios, faculdades, universidades e escolas técnicas de música; a elaboração deste material foi baseada em parte nas suas respostas.
Palavras-chave:
Ensino coletivo de tuba e eufônio; Exercícios técnicos progressivos; Duetos.
Abstract:
Focused on collective rehearsal, this research presents didactic material - pro-gressively organized - for the teaching of the tuba and the euphonium. This includes a historical contextualization of the instruments, comments and suggestions for teachers, and is finalized with a compilation of technical exercises in the form of duets for the formation of euphonium (B ♭) and tuba (B ♭), at concert and real pitch. A questionnaire was sent to teachers of these instruments who work in conservatories, colleges, universities and technical schools of music; the preparation of this material was based in part on their answers.
Keywords:
Collective teaching of tuba and euphonium; progressive technical exercises; Duets.

Acesse o produto completo.

Mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio (2018), Pós-Graduando em Regência pela Alphas Cursos. Graduado em Música - Instrumentos de Corda, Sopro e Percussão pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Concluiu o Curso Livre Técnica Avançada para Tuba na EMESP Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo (2018). Atualmente é Tuba solo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, da Babadan Banda de Rua, da Orquestra Já Te Digo. É professor de Tuba e Bombardino da Prefeitura Municipal de Sarzedo, no Projeto Música de Sarzedo. Atuou como Tubista convidado na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, no Grupo de Metais Itaratã e no Coral de Trombones e Tubas da UFMG. Atuou como professor de Prática Instrumental de Tuba e Bombardino no COLTEC/ ESMUFMG. É Presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Brumadinho-MG e Vice-Presidente da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário do Bairro Santa Efigênia de Brumadinho-MG.