Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2015 / Sheyla Yassue Yatsugafu - Produto Final

Sheyla Yassue Yatsugafu - Produto Final

Sheyla Yassue Yatsugafu

ARCHITECTUTRE OF SOUND: CONSTRUÇÃO AUTÔNOMA E CRIATIVA DESDE OS PRIMEIROS PASSOS DO VIOLINO

Orientador:
MARCO TÚLIO DE PAULA PINTO
Abreviatura:
YATSUGAFU, S. Y.
Data da Defesa:
07/02/2017
Resumo:
Veiculado no site architectureofsound.com, a proposta do produto “Arquitetura do Som” contextualiza o processo de ensino-aprendizagem do violino, ligando este aos quatro pilares da educação da Unesco - aprendendo a saber, a fazer, a conviver e a ser; assim como aos sete saberes necessários à educação do futuro de Edgard Morin, também com os critérios da Unesco; e finalmente, a autonomia e criatividade, valores preconizados por Paulo Freire. Este site busca servir como uma ferramenta funcional para professores, monitores e alunos de violino que desejam aprimorar sua abordagem didática, técnica prática e teórica com o instrumento através do webinar, Sonar, videoaulas, material didático, das redes sociais, aulas online e contato da seguinte forma: "Webinar": através de fóruns agendados, professores experientes em violino irão atender outros professores, alunos e monitores para auxiliar em questões didáticas e técnicas e também tirar possíveis dúvidas ou esclarecer casos pontuais de cada participante."Sonar": local para compartilhamento espontâneo de vídeos. Video-aulas e matéria didático: o site servirá de base de fontes didático-pedagógicas com materiais fixos em vídeos, fotos e apostila, produzidos ou selecionados por profissionais experientes a partir de ferramentas e diretrizes propostas no site. Redes sociais: será a interface do site com seu público mediando fóruns e sugestões para os webinars e videoaulas que seguirão. Aula online: para aqueles que queiram atendimento individual, ou pequenos grupos com propostas e tempo diferentes aos das outras ferramentas. Palavras chave: Ensino de violino; Site interativo; Construção autônoma.
Palavras-chave:
Ensino de violino; Site interativo; Construção autônoma.
Abstract:
Found in the site architectureofsound.com, the proposal of the homonymous product contextualizes the teaching-learning process of the violin, linking it to the four pillars education defended by Unesco education: learning to know, to do, to live and to be; as well as to the seven tools necessary for the education of Edgard Morin's future, also accepted as Unesco criteria; and finally, autonomy and creativity, qualities that were maintained by Paulo Freire. This website proposes to be a functional tool for teachers, monitors and violin students who wish to improve their didactic approach, practical and theoretical technique with the instrument through the webinar, Sonar, videoaulas, didactic material, social networks, online classes and contact as follows: "Webinar": through scheduled forums, experienced violin teachers meet other teachers, students and monitors to assist in didactic and technical issues and also to remove possible doubts or clarify specific problems of each participant. "Sonar": a site for the spontaneous sharing of videos. Video-classes and didactic material: the site will maintain didactic-pedagogical sources with fixed materials in videos, photos and handouts, produced or selected by experienced professionals based on tools and guidelines proposed on the site. Social networks: theses will be the interface of the site with its public, mediating forums and suggestions for webinars and videotapes that will follow. Online Classroom: for those who want individual attendance, or small groups with proposals and schedules that differ from the organization of other tools. Keywords: Teaching violin; Interactive site; Autonomous learning.
Keywords:

Teaching violin; Interactive site; Autonomous learning.

 

 

         

Sheyla Yassue Yatsugafu iniciou sua musicalização com dois anos em escola bilíngue, assim como a prática de outras expressões artísticas e a participação em cursos de música e concertos em RS, SC, PR, SP, RJ, PB, ES, MG, MT, GO, DF, além de países europeus, EUA, Oceania e Japão. Aos 14 anos foi membro fundadora da Camerata Florianópolis. Em 2000, aos 20 anos, torna-se bacharel em violino pela EMBAP. Antes de sua formatura, integra o corpo docente do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora – MG, atuando em 13 edições, um dos principais do país e patrimônio cultural juiz forano. Foi professora, coordenadora e spalla na Fundação CSN de 2004 a 2008, colaborando a conquistar prêmios nacionais com atendimento a mais de dois mil alunos de música em cinco estados. Em 2007 e 2008 fez intercâmbio na UGA - EUA, com o violinista russo Levon Ambartsumian. Em 2010, fez parte da comitiva brasileira selecionada pelo MinC a integrar os Pontos de Contato – Intercâmbio Brasil/Reino Unido visando discutir políticas culturais de ambos os países. Ainda em 2010 foi agraciada com o Prêmio Interações Estéticas– Abrangência Nacional – MinC/ FUNARTE, com o Projeto Valiosos Sons Brasileiros. Foi coordenadora musical das três edições do Fórum de Música, Gestão, Educação e Cidadania em Vassouras-RJ, considerado pelo MinC um dos mais importantes do Brasil pela proposta de transversalidade inédita. MBA em Bens Culturais – Cultura, Economia e Gestão da Fundação Getúlio Vargas em 2014. No mesmo ano, coordenou a pesquisa do livro “A Cozinha Dos Quilombos: sabores, territórios e memórias” que em 2017 tornou-se patrimônio cultural do estado do Rio de Janeiro. Atuou na Fundação Bachiana Filarmônica de 2010 a 2017 dirigida pelo maestro João Carlos Martins. EM 2016 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural. Mestre pela UNIRIO, cursou o Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais desenvolvendo o projeto: Arquitetura do Som – construção autônoma e criativa desde os primeiros passos com o violino; no SIMPOM 2016, o artigo homônimo foi avaliado o melhor em educação musical, ganhando menção honrosa: mais de cinquenta docentes dos programas de pós graduação de instituições nacionais endossaram a escolha. Nele, busca a arquitetura como analogia artística à organização da aprendizagem musical priorizando a autonomia e criatividade do aluno assim como a docência com respeito e amor ao atendimento do ser humano. Em 2017 foi selecionada a dar aula desta metodologia a um grupo de professores na Conferência Regional Latino Americana da ISME(Internacional Society for Music Education) em Natal na UFRN. Desde 2017 reside em Florianópolis realizando trabalho pedagógico e artístico de forma autônoma, na Avalon Evolutive School, Academia Camerata Florianópolis, e orquestra de cordas para iniciantes.

Facebook

Instagram