Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2015 / Ronildo Cândido Alves - Produto Final

Ronildo Cândido Alves - Produto Final

Ronildo Cândido Alves

O TAO DO CELLO (LIVRO1): UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO VIOLONCELO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PROJETOS SOCIAIS

Orientador:
MARIANA ISDEBSKI SALLES
Abreviatura:
ALVES, R. C.
Data da Defesa:
11/11/2016
Resumo:
Este artigo expõe a metodologia proposta no TAO DO CELLO - guia prático do ensino do violoncelo para escolas publicas e projetos sociais - elaborado para professores de violoncelo, e que prioriza o desenvolvimento do aluno em sua totalidade, não descartando nenhum dos aspectos como indivíduo em desenvolvimento. Na medida em que progride na técnica instrumental, o aluno adquire a capacidade de perceber que a concentração e a paciência são requisitos para o seu amadurecimento, úteis à sua vida profissional futura, seja qual for a profissão que ele venha a escolher. Portanto, a proposta deste trabalho é a de lançar um olhar diferenciado para o estudo do violoncelo, especialmente nas classes de escolas públicas e de projetos sociais. Não é um trabalho direcionado para a formação de profissionais e virtuosos, todavia, visa o cuidado preventivo da saúde do corpo e da mente, oferecendo um criterioso guia para o desenvolvimento técnico do aluno. Este guia prático propõe uma divisão de etapas de aprendizado, criando uma espécie de "ritualística" de estudo, fazendo com que o aluno entenda e crie uma rotina disciplinada em seus estudos, trabalhando todos os requisitos para construção de uma boa base técnica. “O TAO DO CELLO”, tema do presente artigo, apropria-se de um dos símbolos mais básicos e abrangentes da língua chinesa, centro de todo discurso filosófico e espiritual. Pode significar uma trilha, um princípio, um método ou doutrina, um sistema de organização, matriz, estrutura e, até mesmo, a realidade do próprio universo.
Palavras-chave:
violoncelo; educação musical; ensino de cordas em grupo
Abstract:
This article presents the methodology proposed in TAO DO CELLO - a practical guide to cello teaching for public schools and social projects - elaborated for cello teachers, and that prioritizes the development of the student in his totality, not ruling out any aspects as an individual in development . As he progresses in instrumental technique, the student acquires the ability to perceive that concentration and patience are requirements for his maturation, useful for his future professional life, whatever profession he may choose. Therefore, the proposal of this work is to launch a different look for the study of the cello, especially in the public school and social project classes. It is not a work directed towards the formation of professionals and virtuosos, rather, it aims at the preventive care of the health of body and mind, offering a judicious guide for the technical development of the student. This practical guide proposes a division of learning stages, creating a kind of "ritualistic" study, making the student understand and create a disciplined routine in their studies, working all the requirements to build a good technical base. "TAO DO CELLO", theme of the present article, appropriates one of the most basic and comprehensive symbols of the Chinese language, the center of all philosophical and spiritual discourse. It can mean a path, a principle, a method or doctrine, a system of organization, matrix, structure, and even the reality of the universe itself.
Keywords:
violoncelo; musical education; collective situation 

 

 

 

         

Iniciou seus estudos de violoncelo na Scolla Cantorun do Palacio das Artes em Belo Horizonte.Possui curso técnico e bacharelado em violoncelo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e tambem Mestrado profissional pela mesma universidade.Estudou na Tokyo university of Arts and Music e no The Talent Research Institute of Suzuki Methodo- Japão. também na Barratt-due institute,Norway, curso em metodologia do ensino dos instrumentos de arco. Atualmente é violoncelista da orquestra sinfônica nacional da Universidade Federal Fluminense, professor de violoncelo no projeto do aço ao clássico da Prefeitura de Volta Redonda , do projeto Bem me quer de Paqueta, do projeto da Grota do Surucucu de Niterói e do projeto Zeca Pagodinho de Xerem e professor e coordenador no instituto do Talento, R.J. professor da oficina de violoncelo da universidade federal fluminense.Tem experiência na área de Artes, com ênfase em performance e ensino do violoncelo.