Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2015 / Resumo SHEYLA YASSUE YATSUGAFU

Resumo SHEYLA YASSUE YATSUGAFU

Orientador:
MARCO TÚLIO DE PAULA PINTO
Abreviatura:
YATSUGAFU, S. Y.
Data da Defesa:
07/02/2017
Resumo:
Veiculado no site architectureofsound.com, a proposta do produto “Arquitetura do Som” contextualiza o processo de ensino-aprendizagem do violino, ligando este aos quatro pilares da educação da Unesco - aprendendo a saber, a fazer, a conviver e a ser; assim como aos sete saberes necessários à educação do futuro de Edgard Morin, também com os critérios da Unesco; e finalmente, a autonomia e criatividade, valores preconizados por Paulo Freire. Este site busca servir como uma ferramenta funcional para professores, monitores e alunos de violino que desejam aprimorar sua abordagem didática, técnica prática e teórica com o instrumento através do webinar, Sonar, videoaulas, material didático, das redes sociais, aulas online e contato da seguinte forma: "Webinar": através de fóruns agendados, professores experientes em violino irão atender outros professores, alunos e monitores para auxiliar em questões didáticas e técnicas e também tirar possíveis dúvidas ou esclarecer casos pontuais de cada participante."Sonar": local para compartilhamento espontâneo de vídeos. Video-aulas e matéria didático: o site servirá de base de fontes didático-pedagógicas com materiais fixos em vídeos, fotos e apostila, produzidos ou selecionados por profissionais experientes a partir de ferramentas e diretrizes propostas no site. Redes sociais: será a interface do site com seu público mediando fóruns e sugestões para os webinars e videoaulas que seguirão. Aula online: para aqueles que queiram atendimento individual, ou pequenos grupos com propostas e tempo diferentes aos das outras ferramentas. Palavras chave: Ensino de violino; Site interativo; Construção autônoma.
Palavras-chave:
Ensino de violino; Site interativo; Construção autônoma.
Abstract:
Found in the site architectureofsound.com, the proposal of the homonymous product contextualizes the teaching-learning process of the violin, linking it to the four pillars education defended by Unesco education: learning to know, to do, to live and to be; as well as to the seven tools necessary for the education of Edgard Morin's future, also accepted as Unesco criteria; and finally, autonomy and creativity, qualities that were maintained by Paulo Freire. This website proposes to be a functional tool for teachers, monitors and violin students who wish to improve their didactic approach, practical and theoretical technique with the instrument through the webinar, Sonar, videoaulas, didactic material, social networks, online classes and contact as follows: "Webinar": through scheduled forums, experienced violin teachers meet other teachers, students and monitors to assist in didactic and technical issues and also to remove possible doubts or clarify specific problems of each participant. "Sonar": a site for the spontaneous sharing of videos. Video-classes and didactic material: the site will maintain didactic-pedagogical sources with fixed materials in videos, photos and handouts, produced or selected by experienced professionals based on tools and guidelines proposed on the site. Social networks: theses will be the interface of the site with its public, mediating forums and suggestions for webinars and videotapes that will follow. Online Classroom: for those who want individual attendance, or small groups with proposals and schedules that differ from the organization of other tools. Keywords: Teaching violin; Interactive site; Autonomous learning.
Keywords:
Teaching violin; Interactive site; Autonomous learning.