Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2015 / Resumo KEEYTH ANNIE VIEIRA VIANNA

Resumo KEEYTH ANNIE VIEIRA VIANNA

Orientador:
INÊS DE ALMEIDA ROCHA
Abreviatura:
VIANNA, K. A. V.
Data da Defesa:
15/07/2016
Resumo:
O produto final, fruto de pesquisa realizada para a obtenção de grau de Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional de Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS-UNIRIO), é um método com o intuito de ser uma introdução ao estudo do violino dirigido para crianças na faixa etária de cinco a dez anos. O método tem como objetivo ser um facilitador para o desenvolvimento da técnica necessária à criança iniciante ao violino. Optou-se pela utilização da música folclórica brasileira, organizando-a em etapas, por grau de dificuldade, da forma mais gradual e agradável possível. A pesquisa e a elaboração do produto final contou com a orientação da Profa. Dra. Inês de Almeida Rocha, do Prof. Dr. Paulo Bosísio e co-orientação da Profa. Dra. Mariana Isdebski Salles. Além das canções, foram incluídos no método outros elementos do folclore brasileiro, como os personagens de lendas e uma história introdutória ambientada numa floresta encantada, para envolver a criança em um processo lúdico de aprendizado. Todas as canções folclóricas apresentam letras para auxiliar no processo de compreensão de conceitos como melodia, pulsação e ritmo, facilitando o aprendizado do instrumento. O método é constituído de dois volumes, um para o aluno e outro com duetos no qual as mesmas canções são apresentadas com arranjos em duetos para violino, no qual o tema principal é tocado pelo aluno e o acompanhamento, pelo professor ou outro aluno. O método apresenta, também, informações de posturas, exercícios e conteúdos técnicos fundamentais, de forma leve, criativa e lúdica. Acredita-se que o método tem o potencial de contribuir para o avanço técnico de estudantes, em especial, àqueles que participam de classes de ensino coletivo, estimulando a prática musical em conjunto e a sociabilidade, valendo-se também da oportunidade que o folclore oferece para experiências interdisciplinares no ambiente escolar.
Palavras-chave:
pedagogia do violino; folclore brasileiro; educação musical
Abstract:
The final product, the result of a research carried out to obtain a Master's degree by the Professional Master's Program of Teaching of Musical Practices (PROEMUS-UNIRIO), is a method for introduction to the study of the violin directed to children in the range age group of five to ten years. The method aims to be a facilitator for the development of the necessary technique for the beginner to the violin. We opted for the use of Brazilian folk music, organizing it in stages, by degree of difficulty, in the most gradual and pleasant way possible. The research and the elaboration of the final product counted on the direction of Porfa. Dr. Inês de Almeida Rocha, of Prof. Dr. Paulo Bosísio and co-orientation of Profa. Dr. Mariana Isdebski Salles. Besides the songs, other elements of Brazilian folklore were included in the method, such as the characters of legends and an introductory story set in an enchanted forest, to involve the child in a playful process of learning. All folk songs have lyrics to help in the process of understanding concepts such as melody, pulse and rhythm, facilitating the learning of the instrument. The method consists of two volumes, one for the student and the other with duets in which the same songs are presented with arrangements in duets for violin, in which the main theme is played by the student and the accompaniment by the teacher or another student. The method also presents information about postures, exercises and fundamental technical contents, in a light, creative and playful way. It is believed that the method has the potential to contribute to the technical advancement of students, especially those who participate in classes of collective teaching, stimulating joint music practice and sociability, also using the opportunity that folklore offers for interdisciplinary experiences in the school environment ..
Keywords:
violin pedagogy; Brazilian folclore; musical education