Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2015 / Ayran Nicodemo Oliveira - Produto Final

Ayran Nicodemo Oliveira - Produto Final

Ayran Nicodemo Oliveira

DONT OP.37: PREPARATÓRIO PARA KREUTZER E RODE - LIVRO DO ALUNO E LIVRO DO PROFESSOR

Orientador:
PAULO GUSTAVO BOSÍSIO
Abreviatura:
OLIVEIRA, A. N.
Data da Defesa:
22/02/2017
Resumo:
Desde a sua edição mais antiga (cerca de 1880), este é “Preparatório para Kreutzer e Rode”, e é quase certo que a primeira edição tenha sido elaborada pelo próprio Jacob Dont. Esta edição sustenta-se em três alicerces principais: 1) “ Edição Prática”, usando critérios metodológicos críticos e científicos para estabelecer o texto musical. (Método de Bédier); 2) a revisão, ou readequação técnico-artístico-pedagógica deste método (digitações e arcadas, entre outras); 3) a elaboração de uma parte para de 2º violino, proporcionando a professor e aluno a prática da música de câmara e a maior segurança auditiva (afinação) .
Palavras-chave:
Métodos de Violino; Dont op. 37; Revisão; Edição; Suportes Pedagógicos
Abstract:
Preparatory for Kreutzer and Rode - Student Book and Teacher's Book. Since its earliest edition (circa 1880), it is "Preparatory for Kreutzer and Rode", being almost certain that this edition was elaborated by Jacob Dont himself. This edition is based on three main foundations:  “Practical Edition”, using critical and scientific criteria to establish the musical text. (Bédier method); 2) the technical-artistic-pedagogical revision of the method (fingerings and bowings, among others); 3) the elaboration of a part for 2nd violin, providing the teacher and student with a possibility to practice chamber music and to improve tuning. Keywords: Violin Methods; Dont op. 37; Revision; Edition; Pedagogical materials.
Keywords:

Violin Methods; Dont op. 37; Revision; Edition; Pedagogical materials

Acesse o produto completo.

Ayran Nicodemo, aprovado em 1 lugar para o concurso de professor efetivo da UFMG realizado em 2022, atualmente atua como professor substituto de violino na UFMG desde 2021, é Graduado e Mestre na classe de violino do Prof. Paulo Bosisio, na UNIRIO. Atualmente é Doutorando em Performance no Programa de Pós Graduação da Escola de Música da UFMG. Violinista e compositor, até 2021 integrou o naipe de 1 violinos da Orquestra Sinfonica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo atuado como spalla interino na temporada de 2016. Lancou em maio de 2014 seu CD para violino solo, 'Pedra Cigana', com musicas de sua autoria, sendo listado como um dos 15 Melhores Instrumentistas da Música Brasileira em 2014. Diretor Artistico das 7 edições da Semana do Violino, no Rio de Janeiro e Online. Finalista no 14, 15 e 16 Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosisio. Ja se apresentou nas principais salas de concerto do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sao Paulo e Curitiba. Como solista foi vencedor do 1 Concurso Jovens Solistas da OSMG e do Concurso Jovem Solista UFMG 2009. Solou também com a Orquestra do Festival Internacional de Gramado, Camerata Sinfônica do Rio de janeiro, Orquestra da UNIRIO e com a Orquestra Opus-MG. Obra composta em sua homenagem, solou o Concertino para Violino e Orquestra de Beetholven Cunha, frente à Camerata Sinfonica do Rio de Janeiro. A convite do violinista, professor e maestro alemão Götz Hartmann solou 2 Estações Porteas de Piazzola e o Concerto Primavera, de Vivaldi, com a Orquestra da Semana de Música de Câmara da FEA em 2019. Aprovado em concurso público para professor efetivo da UFMG em 2018, para professor substituto da UFRJ em 2017, e para professor substituto da UFMG em 2020. Gravou diversos programas para a Rádio MEC e para a TVBrasil, tanto solo quanto com música de câmara, com obras de Bach, Paganini, Villa-Lobos e outros. Na área da Música de Câmara, em 2016 gravou para a TV Brasil um programa de Duos de Villa Lobos. Com o Duo Veredas (violino e cello) foi vencedor do 1 Premio Eduardo Tagliatti de Musica de Camara de Juiz de Fora, categoria Sec. XX e XXI, e finalista do 2 Concurso Villa Lobos de Musica de Camara. Conquistou com o Duo Stretto (violino e piano) o 3 lugar no 4 Concurso Villa Lobos de Música de Câmara. Desde 2010 integra o GNU ? Musica Contemporanea de Concerto, que desenvolve ha 10 anos intenso trabalho da Musica Contemporanea nacional e internacional. Há 4 anos integra o Trio D'Ambrosio (violino, piano e harpa) juntamente com a pianista Maria Helena Andrade e a harpista Maria Celia Machado, grupo que ha 14 anos divulga a musica de camara no Brasil e na Europa. Como professor, lecionou nas 3 primeiras edições do Festival Internacional de Gramado (2015, 2016 e 2017). Foi professor de violino na ProArte - RJ. Ministrou aulas também nos 8 e 9 Festival de Música do Mundo em Imbassaí-BA. Ministrou Master Classes na UFU (Uberlândia) em 2016, e na Série Veredas, do Conservatório Lorenzo Fernández, Montes Claros- MG (2013).