Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2014 / Jonas Fernando de Souza - Produto Final

Jonas Fernando de Souza - Produto Final

Jonas Fernando de Souza

A INICIAÇÃO MUSICAL NA CLARINETA: PRINCIPAIS MÉTODOS E NOVAS PROPOSTAS

Orientador:
SERGIO AZRA BARRENECHEA
Abreviatura:
SOUZA, J. F.
Data da Defesa:
29/03/2016
Resumo:
No ensino instrumental, os métodos são uma importante ferramenta para o professor e aluno. Na clarineta existem importantes métodos que são usados para o ensino do instrumento. Na maioria, eles apresentam seus exercícios e conteúdos de forma muito brusca, dificultando o desenvolvimento técnico-musical do aluno e o trabalho do professor. Por isso, é necessário que o professor diversifique os procedimentos no ensino do instrumento e busque se adaptar aos métodos existentes. Neste projeto, fazemos um levantamento dos principais métodos e uma análise de procedimentos didáticos que possam ser utilizados no ensino da clarineta para crianças, visando contribuir assim para o processo de ensino-aprendizagem nessa área.
Palavras-chave:
clarineta;métodos de clarineta;ensino instrumental
Abstract:
In instrumental teaching, methods are an important tool for teacher and student. In clarinet there are important methods that are used for teaching the instrument. In most, they present their exercises and contents very abruptly, making difficult the technical-musical development of the student and the work of the teacher. Therefore, it is necessary that the teacher diversify the procedures in the teaching of the instrument and try to adapt to the existing methods. In this project, we make a survey of the main methods and an analysis of didactic procedures that can be used in the teaching of clarinet for children, aiming to contribute to the teaching-learning process in this area.
Keywords:

clarinet;instrumental teaching;clarinet methods