Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2014 / Dhyan Lucas Neumann Toffolo Ayres - Produto Final

Dhyan Lucas Neumann Toffolo Ayres - Produto Final

Dhyan Lucas Neumann Toffolo Ayres

EXERCÍCIOS PREPARATÓRIOS PARA O ŠEVČIK OP. 8 (EPS8)

Abreviatura:
AYRES, D. L. N. T.
Data da Defesa:
30/03/2016
Orientador:
MARIANA ISDEBSKI SALLES
Resumo:
Otakar Ševčik (1852-1934), violinista e compositor nascido na República Tcheca (então Império Austro-Húngaro), é autor de uma série de métodos de técnica do violino, largamente utilizados no ensino do instrumento. Dentre estes métodos, o seu op. 8 se destina exclusivamente à prática das mudanças de posição, um ponto extremamente importante no aprendizado da técnica da mão esquerda. Sua ampla utilização se dá ao fato de apresentar uma sistematização das mudanças de posição de diversos tipos, agrupando-as basicamente por ordem de grandeza intervalar. Os intervalos contidos nas mudanças no decorrer de cada um desses exercícios propostos no op. 8 de Ševčik, seguem um padrão assimétrico, ou seja, ora ascendentes ora descendentes, com intervalos distintos. Exercícios apresentados desta forma são de extrema importância no estágio onde o aluno já tem alguma familiaridade com mudanças de posição, uma vez que são encontradas no repertório de forma assimétrica. No entanto, quando se trata da fase inicial do aprendizado de mudanças de posição, os padrões assimétricos podem não ser os mais apropriados. Considerando este problema, os exercícios apresentados nos EPS8 foram desenvolvidos com a intenção de isolar não só os intervalos como também a digitação. Ainda que baseados no op.8 de Ševčik, os EPS8 trazem exercícios reescritos com estruturas modificadas para cada tipo de mudança, isolando-as. Acrescenta todas as combinações possíveis de troca de dedos entre as mudanças, além de incluir em todos os exercícios as devidas notas intermediárias, que auxiliam o estudante na construção de uma maior consciência da estrutura das mudanças de posição, considerando seus pontos delimitadores de partida e de chegada.
Palavras-chave:
pedagogia do violino;mudança de posição;Ševčik
Abstract:
Otakar Ševčik (1852-1934), violinist and composer born in the Czech Republic (then Austro-Hungarian Empire), is the author of a number of methods of violin technique, widely used in teaching the instrument. Among these methods, its op. 8 is intended exclusively for the practice of changing positions, an extremely important point in learning the left hand technique. Its wide use is due to the fact of presenting a systematization of the changes of position of several types, grouping them basically in order of interval magnitude. The intervals contained in the changes in the course of each of these exercises proposed in op. 8 of Ševčik, follow an asymmetrical pattern, that is, sometimes ascending or descending, with different intervals. Exercises presented in this way are extremely important at the stage where the student already has some familiarity with position changes, since they are found in the repertoire in an asymmetrical way. However, when it comes to the initial phase of learning position changes, asymmetric patterns may not be the most appropriate. Considering this problem, the exercises presented in EPS8 were developed with the intention of isolating not only the intervals but also the typing. Although based on Ševčik op.8, the EPS8s carry rewritten exercises with modified structures for each type of change, isolating them. It adds all possible combinations of finger swapping between the changes, and includes in all the exercises the appropriate intermediate notes, which help the student in the construction of a greater awareness of the structure of the changes of position, considering their starting points delimitadores and arrival.
Keywords:
violin pedagogy; position changes; Ševčik

Paulistano de 1982, Dhyan Toffolo é professor de Viola e Música de Câmara no Instituto Villa-Lobos - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Dhyan iniciou seus estudos de música com apenas 2 anos de idade e escolheu o violino aos quatro. Com oito anos entrou no Conservatório de Tatuí, São Paulo, onde foi aluno de Adriana Schincariol, Marco Damm, Dario Sotelo, Nelson Seron Rios, Adriano Machado e Pedro Della Rolli, sempre sob a supervisão de Paulo Bosisio. Concluiu o curso de violino aos dezesseis anos no Conservatório de Tatuí em 1997. Graduou-se pela UNIRIO na classe do prof. Paulo Bosisio em 2007. Na mesma instituição obteve o grau de Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais em 2015 sob a orientação da prof. Dra. Mariana Isdebski Salles. Tem se aperfeiçoado em cursos no exterior, como o Laboratori Musicali Estivi em Cortanze Itália e o Exchange Visitors Program na University of Georgia ­ USA. Em 2003 ganhou o prêmio especial "Ole Bohn" no Concurso Internacional Paulo Bosisio. Em 2005 ganhou outro prêmio na mesma competição e em 2009 e 2011 participou da comissão julgadora do concurso. Participou de master classes com Paulo Bosisio (Brasil), Jaroslav Sonsky (Rep. Tcheca), Nachum Erlich (Alemanha), Igor Naidin (Rússia), Shlomo Mintz (Rússia), Boris Belkin (Rússia), Ole Böhn (Noruega), Levon Ambartsumian (Rússia) entre outros. Foi Spalla da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira e participou da Orquestra Jovem das Américas. Ensinou violino no Instituto Musical Sorocaba, viola na Academia da Petrobras Sinfônica, ministrou master classes de violino e viola no 21o Festival de Inverno de São João Del-Rey e I Festival Conexões Musicais UFF-UNIRIO o qual este último foi também curador. Ministrou classes de música de câmera na Universidade Mayor em Santiago - Chile. Atualmente é integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica, do Quarteto Uirapuru, do Quarteto Bosisio, do Quarteto Belmonte, e também, da Camerata Diminuta.