Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2014 / Claudia de Araújo Marques - Produto Final

Claudia de Araújo Marques - Produto Final

Capa Claudia Marques

Claudia de Araújo Marques

FANTASIA BRASILEIRA PARA PIANO E ORQUESTRA DE RADAMÉS GNATTALI: UMA REDUÇÃO ORQUESTRAL

Orientador:
LUCIA SILVA BARRENECHEA
Abreviatura:
MARQUES, C. A.
Data da Defesa:
20/09/2015
Resumo:
A obra "Fantasia Brasileira", um concerto para piano e orquestra sinfônica de Radamés Gnattali, foi objeto de uma elaboração de redução orquestral para piano, para possibilitar o ensaio e possível execução da obra com a formação de dois pianos. Também foi elaborada uma edição crítica da parte solista. O produto teve forma de livro, sendo a obra também gravado em CD na versão construída redução orquestral para piano e piano solo (dois pianos).
Palavras-chave:
Fantasia Brasileira;Radamés Gnattali;redução orquestral para piano;dois pianos
Abstract:
The work "Fantasia Brasileira", a concert for piano and symphony orchestra by Radamés Gnattali, was the object of an orchestral reduction for piano, to enable the rehearsal and possible execution of the work with the formation of two pianos. A critical edition of the solo part was also elaborated. The product is in book form, with the work being recorded on CD in the version for orchestral reduction for piano and solo piano (two pianos).
Keywords:
Brazilian Fantasy;Radamés Gnattali;orquestral reduction for piano;two pianos

Acesse o artigo publicado.

Acesse o vídeo do produto.

Entre em contato com a pesquisadora para adquirir o produto.

Claudia de Araújo Marques é Doutora em Práticas interpretativas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Mestre pela mesma instituição - UNIRIO, sob orientação da professora Drª. Lucia Barrenechea. Concluiu o bacharelado em piano no Conservatório Brasileiro de Música (RJ) na classe da profª. Maria Teresa Madeira. Licenciada em música pela Uniplena. Cursando o MBA de Gestão e empreendedorismo na Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC). Desenvolveu pesquisa sobre redução orquestral para piano, da obra de Radamés Gnattali, que culminou no livro: Radamés Gnattali - Fantasia Brasileira em Dois Pianos, lançado em 2015. Mais dois livros foram compilados e estão sob sua organização, são eles: As Práticas e a Docência em Música e Processos Educacionais e Artísticos da Performance Musical. O seu último livro lançado em parceria com as professoras Lucia Barrenechea e Maria Teresa Madeira, lançado em 2022, foi compilado pela Editora Dialética e tem como título: "A abordagem da leitura musical à primeira vista na perspectiva da experiência ótima - flow". Como pesquisadora, suas áreas de aprofundamento são: práticas interpretativas; redução orquestral para piano; leitura à primeira vista, psicologia e música; gestão. Atuante na pesquisa com o barítono Licio Bruno sobre as canções de Edmundo Villani Côrtes, desenvolveram atividades bibliográficas, recitais palestras, concertos, arquivo fonográfico (CD) intitulado Ê vida, ê voz!, além da gravação do programa Partituras para a TV Brasil no Rio de Janeiro. Sua pesquisa atual se concentra na temática da leitura à primeira vista ao piano na perspectiva da Teoria do Flow de Csikszentmihalyi. Atuou como pianista da OSES nos anos de 2007 a 2016 e como professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) nos anos de 2016 a 2018. Atualmente é diretora da Academia Cultura, um centro de formação continuada com cursos de extensão e pós-graduação em música; professora da Faculdade de Música do Estado do Espírito Santo (FAMES). Membro da comissão organizadora do XXV Colóquio da Unirio (2019), do SEPEMUS/ FAMES (2019, 2016 e 2015), além de participar do corpo editorial da Editora Atenas. Possui Participou como professora e camerista de cursos, concursos e Festivais de Música como o FEMUSICA - Festival Internacional de Música de Campos/ RJ, Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins / ES, Semana Lírica / RJ, Master Class de Canto Lírico Franco Iglesias (EUA), Master Class de Piano - Arequipa (Peru), Concurso Nacional Villa Lobos, Concurso Furnas - Geração Musical. Atuou como pianista correpetidora das óperas: Cavalleria Rusticana; Combatimento di Tancredi e Clorinda; Il Maestro di Musica; Sarapalha; Suor Angelica; Pagliaccio e Madama Butterfly, além de ter trabalhado como pianista em montagens cênicas como Noite de Reis de Shakespeare (direção geral de Amir Haddad); Iluminando a História de Karen Acioly e como coordenadora geral da ópera infanto juvenil de Tim Rescala -Orquestra dos Sonhos.

Website