Rodrigo Batalha
|
Doutor em Música pela UNIRIO (2017). Realizou estágio doutoral na Princeton University (EUA), com bolsa Fulbright/CAPES (prêmio Doctoral Dissertation Research Award), onde teve aulas e orientações com os professores Dmitri Tymoczko e Kofi Agawu em trabalhos com teoria musical e composição.
Possui licenciatura em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestrado em Educação Musical pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). O tema da pesquisa de mestrado centrou-se na proposta musical e pedagógica por ele idealizada e desenvolvida, a Orquestra de Garrafas, que recebeu como premiações o Prêmio Ecologia (2005), categoria Educação, do Governo do Estado do ES, o reconhecimento em Arte/Educação, Cultura e Cidadania (2009), pela Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e Governo Brasileiro (MEC e MinC), além do Prêmio FUJB de Extensão Universitária (2015), categoria Cultura, da Fundação José Bonifácio (FUJB).
Atuou como professor contratado da UFES e da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), entre 2008 e 2010, além de ter lecionado no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), de 2010 a 2011, e outras instituições de ensino básico e projetos de educação não-formal, desde 2002. Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Música da UFRJ, onde leciona Didática(s) da Música e coordena o estágio curricular obrigatório, trabalhando ainda com extensão e pesquisa, desde 2011. Em 2019, tornou-se docente e orientador do Mestrado Profissional em Música da UNIRIO (PROEMUS). Dedica-se também ao trabalho com composição musical transitando da música de concerto às músicas populares. Suas composições já foram apresentadas em Campinas, Rio de Janeiro, Seattle, New Jersey e New York.
http://lattes.cnpq.br/3968309478913321
|