Passe Livre Universitário
O que é o passe livre universitário?
É a concessão de créditos de viagens em transportes públicos municipais (ônibus municipais, VLT e BRT) para estudantes de graduação. São concedidos créditos mensais correspondentes a 76 viagens, sendo permitido realizar até 4 viagens diárias, incluindo finais de semana e feriados.
Quem tem direito ao passe livre?
- Estudantes de graduação que ingressaram em vagas reservadas (cotistas);
- Estudantes de graduação que não ingressaram por meio de vagas reservadas (cotas), mas que possuam renda familiar per capita de até 1 salário mínimo (hipossuficientes).
ATENÇÃO! Para manter o acesso à gratuidade nos transportes municipais, as(os) beneficiárias(os) do Passe Livre Universitário deverão se cadastrar no aplicativo da empresa Jaé, conforme instruções abaixo. A nova empresa assumiria a bilhetagem eletrônica a partir de 1º de fevereiro de 2025, mas o prazo foi estendido para 1º de julho, conforme notícia do site da Prefeitura do Rio.
Como solicitar a gratuidade pela Jaé?
- ESTUDANTE COTISTA:
- Baixe o aplicativo da Jaé na Google Play ou App Store.
- Clique em “Primeiro acesso”.
- Informe seu CPF. Uma tela será exibida informando que os dados do seu benefício já foram enviados à empresa. [Caso essa tela de confirmação de recebimento dos dados não apareça, envie um e-mail para passelivre.prae@unirio.br relatando o ocorrido. Não se esqueça de incluir seu nome completo, número de matrícula e curso de graduação para facilitar a conferência].
- Você receberá uma senha provisória enviada por SMS e e-mail. Atenção: É fundamental que seu celular e e-mail estejam cadastrados corretamente na universidade. Se for necessário corrigi-los, proceda a atualização pelo Portal do Aluno ou Portal ID. Caso não consiga fazer pelos portais, recomendamos que envie seus dados atualizados para a secretaria do seu curso solicitando o registro no sistema acadêmico.
- Escolha uma nova senha.
- Tire uma foto.
- Se desejar o cartão, informe se prefere recebê-lo em casa (mediante pagamento da taxa de entrega) ou retirá-lo gratuitamente em um ponto de relacionamento Jaé de sua preferência. Em qualquer uma das opções, a entrega do cartão será realizada após 06/01/2025. O status da produção do cartão pode ser acompanhado pelo aplicativo.
Atenção: O registro das passagens/viagens pode ser feito por meio do QR Code gerado pelo aplicativo da Jaé. Não é necessário utilizar o cartão para usufruir do benefício.
- ESTUDANTE HIPOSSUFICIENTE (não cotista):
As solicitações de gratuidade e renovação do benefício devem ser feitas diretamente à empresa pela(o) própria(o) estudante, seguindo as etapas abaixo:
- Realizar o cadastro na página eletrônica da Jaé: https://jae.com.br/universitario/#iniciar.
- Anexar os documentos solicitados pela empresa. Atenção: A declaração de matrícula deverá ser solicitada à secretaria do seu curso.
- Aguardar o envio do resultado da análise da documentação para o e-mail cadastrado na Jaé.
Caso enfrente dificuldades para realizar seu cadastro, recomendamos que entre em contato com os canais de atendimento disponíveis no site da empresa, apresentando a sua situação.
ATENÇÃO!
No dia 1º de fevereiro, terão início as férias estudantis na UNIRIO, conforme o Calendário Acadêmico. As atividades letivas do semestre 2025/1 começarão no dia 31 de março. Não deixe para se cadastrar na última hora.
A Jaé não incluirá na lista do PLU estudantes com mais de 65 anos (pois já têm direito à gratuidade) e aqueles que se formarem antes de fevereiro de 2025, já que o novo sistema começa a operar apenas neste mês.
Recomendamos que você leia as informações detalhadas no site da Jaé, na seção "Cadastro de Universitários", clicando aqui.
Para outros esclarecimentos, entre em contato por e-mail: passelivre.prae@unirio.br
Até o fim de janeiro de 2025, se você tiver algum problema com o seu PLU, deverá entrar em contato com a RioCard. A nova empresa, Jaé, assumirá as operações a partir de 1º de fevereiro.