Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas Projetos Alunos / Página dos Projetos dos Alunos

Página dos Projetos dos Alunos

 

DOUTORADO

 

Adler dos Santos Tatagiba O ACERVO JOSÉ CARLOS LIGIERO NO CENTRO DE MEMÓRIA DO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS GUARUS: UMA AÇÃO MUSICOLÓGICA PARA A DOCUMENTAÇÃO E A HISTÓRIA DA MÚSICA NA REGIÃO NORTE E NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Anderson Carmo de Carvalho

AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E A MÚSICA:  IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLHA DE REPERTÓRIO NA EDUCAÇÃO  MUSICAL

Daniel Stringini da Rosa

 

MÚSICOS E COMUNIDADES HAITIANAS NO BRASIL

 

Diogo Rebel e Carvalho MÚSICA EM CENA: CONTEXTOS E PROCESSOS CRIATIVOS NAS INTERFACES ENTRE COMPOSIÇÃO MUSICAL E CRIAÇÃO CÊNICA
Diogo Souza Vilas Monzo

IMPROVISAÇÃO LIVRE: UM ESTUDO DAS DINÂMICAS INTERATIVAS NO
PROCESSO CRIATIVO À LUZ DAS ABORDAGENS CULTURAIS DA CRIATIVIDADE

Eduardo Lucas da Silva A LINGUAGEM MUSICAL DE PAULO MOURA EM PERSPECTIVA AUDIOTÁTIL
Eliara Puggina Pelosi

RECITATIVOS EM ÓPERA: CONTEXTUALIZAÇÕES, COMPLEXIDADES E SOLUÇÕES

Ferran Tamarit Rebollo

ILU AJÔ: UMA MUSICOLOGIA CANDOMBLÉ-ORIENTADA DA NAÇÃO KETU

Guilherme Pimenta e Almeida

 

O VIOLINO NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: PROCESSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMPROVISAÇÃO

 

Gustavo Rapozeiro França

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MUSICAIS NO CRIARTE EM RESENDE: INTERSEÇÕES ENTRE AS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO-FORMAL E INFORMAL

Hudson Cláudio Neres Lima

A PROFISSIONALIZAÇÃO DO MÚSICO DE CONCERTO: OBSERVANDO O PRETÉRIO PARA AGIR NO PRESENTE, UM OLHAR SOBRE O ACERVO DO SINDICATO DOS MÚSICOS DO RIO DE JANEIRO

Jéssica Luane de Paula Barbosa TOLOMEO E ALESSANDRO DE DOMENICO SCARLATTI
João Luís dos Santos Meneses

O MUNDO DO PAGODE ARACAJUANO: ENCONTRO DE TRILHAS, TRABALHO E GOURMETIZAÇÃO

Jonatas Weima Cunha Angelim

AS TÉCNICAS ESTENDIDAS NA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA PARA SAXOFONE NO SÉCULO XXI E O TRABALHO COLABORATIVO EM NOVAS COMPOSIÇÕES

José de Carvalho Oliveira

230 EAST 51st STREET, NEW YORK PARA SAXOFONE E PIANO, DE ALMEIDA PRADO (1983) - UMA ABORDAGEM ANALÍTICA E INTERPRETATIVA

Luiz Flavio Tournillon Alcofra

 

PROCESSOS DE EDIÇÃO EM MÚSICA: UM ESTUDO DE CASO DOS SAMBABOOKS

 

Marcela da Silva Velon

 

AÇÃO E OBRA DE MULHERES COMPOSITORAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

 

Marilda Barroso Bottino

 

DIÁLOGOS DE UMA CULTURA MUSICAL PORTUGUESA EM ACERVOS E REGISTROS DE UMA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA DA CASA DO MINHO, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

 

Nichola Dittrich Viggiano OS PRINCIPAIS TRATADOS DE VIOLINO DO SÉCULO XVIII: EM BUSCA DE UMA ESTILÍSTICA COMUM
Olga Verônica Alves de Oliveira

CRIANDO CURRÍCULO EM MÚSICA: A MÚSICA NO DISCURSO CURRICULAR NO CENTRO DE REFERÊNCIA E INOVAÇÃO DA APRENDIZAGEM (CRIA/PB)

Patricia Marinho Mol ANÁLISE DE INTERPRETAÇÕES DA PEÇA IMPRESSÕES SERESTEIRAS - 2ª PEÇA DO CICLO BRASILEIRO (1936 - 1937) DE HEITOR VILLA-LOBOS
Paula Cristina Cabral Martins A FLAUTA BRASILEIRA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX NO RIO DE JANEIRO (1850-1880): CONSTRUÇÃO DA INTERPRETAÇÃO À LUZ DA GESTUALIDADE NAS DANÇAS DE SALÃO DE FLAUTISTAS COMPOSITORES
Pedro Paes de Carvalho

O JAZZ CIGANO E O CLARINETE COMO VEÍCULOS DE EXPRESSÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS: UMA PESQUISA ARTÍSTICA

Rafael Gonçalves

 

STORYTELLING E NARRATIVIDADE EM MÚSICA POPULAR IMPROVISADA: ANÁLISE MUSICAL E AUTOETNOGRAFIA NA ELABORAÇÃO DE REPERTÓRIO PARA VIOLÃO E GUITARRA SOLO A PARTIR DO ESTUDO DE INTÉRPRETES CONTEMPORÂNEOS

 

Ricardo André Rosembergue A ARTICULAÇÃO NO SAXOFONE : UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS DA ARTICULAÇÃO NA INTERPRETAÇÃO DE OBRAS DOS SÉC. XVII E XVIII A PARTIR DA TRATADÍSTICA
Rogério Barroso Lopes

KONNAKOL: UMA ABORDAGEM PARA A IMPROVISAÇÃO

Tânia Maria Silva Rêgo

AS INSTRUMENTISTAS: TRABALHO COM MÚSICA NA CIDADE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO, NA ATUALIDADE E FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19

Thiago Gracindo Trajano

 

ELEMENTOS DE TEXTURA NAS GRAVAÇÕES DE ART BLAKEY AND THE JAZZ MESSENGERS

 

Yasmini Vargas TRÊS SOPRANOS EM PAUTA: AS MULHERES NA ÓPERA “DON GIOVANNI”

MESTRADO

 

Bernardo de Souza Dantas mendonça Pinto

 

DINO 7 CORDAS. PROFESSOR DE VIOLÃO

 

Bianca Aparecida Silva Santos

OBRAS DE COMPOSITORAS BRASILEIRAS PARA TROMPETE E PIANO: REPRESENTATIVIDADE FEMININA NUM CENÁRIO PREDOMINANTEMENTE MASCULINO.

Camila Claudino Martins Silva Moreira

 

EDUCAÇÃO MUSICAL E O USO DA TECNOLOGIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA UTILIZAÇÃO DAS TIC'S NO ESTUDO DA PERCEPÇÃO MUSICAL EM UM PROJETO SOCIAL

 

Frederico Santiago Ribeiro da Encarnação

 

POÉTICAS DO ESPAÇO NA COMPOSIÇÃO ACUSMÁTICA

 

Gabriel Ferraz da Silva

ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DA PERFORMANCE EM UM QUINTETO DE METAIS: TEMPO E SINCRONIA NA PREPARAÇÃO DE REPERTÓRIO

Gessé de Souza Santos

TRIO FOR TRUMPET, VIOLIN AND PIANO DE ERIC EWAZEN: UMA ANÁLISE ESTRUTURAL E PROPOSTA INTERPRETATIVA

João Antônio Crispim

O USO DO UKULELE NO ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL CIENTISTA MÁRIO KROEFF

Lucas Jaques Cassano

 

A COMPOSIÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO DOS ESTÚDIOS EM CASA

 

Luiz Alfredo Batista Garcia

 

O ALCANCE DA TEORIA DE HEINRICH SCHENKER NO BRASIL

 

Otávio Augusto Santos Corrêa Ananias

 

ENSINO REMOTO DE MÚSICA NA ESCOLA MUNICIPAL CHILE: MUDANÇAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM DECORRÊNCIA DA COVID-19

 

Noemi de Almeida de Goes Teixeira

O CURRÍCULO DE MÚSICA PRATICADO NA SECRETARIA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Pedro Zisman Bolliger

 

A MÚSICA E O COMPOSITOR INDEPENDENTE NA INDÚSTRIA DOS GAMES

 

Philippe Meyohas Martins Saraiva Pereira

 

DA CANTILAÇÃO À CANTORIA: PARALELOS ENTRE A SALMODIA CATÓLICA E O REPENTE NORDESTINO

 

Rafael de Oliveira Silva

O DESAFIO DO MÚSICO DO RIO DE JANEIRO MEDIANTE A CHEGADA E EXPANSÃO DO CINEMA NO BRASIL: UM RECORTE DE 1929 A 1941.

Rodrigo Loos

 

CORAL DOS CANARINHOS DE PETRÓPOLIS: 80 ANOS DE TRANSFORMAÇÃO HUMANA E SOCIOCULTURAL ATRAVÉS DO CANTO CORAL

 

Tássio da Rosa Ramos

A PRODUÇÃO MUSICAL NA TRANSIÇÃO PARA A ERA DA INDÚSTRIA 4.0: PERSPECTIVAS PARA O TRABALHO DO MÚSICO

Thiago de Souza Borges

 

UMA ANÁLISE ETNOMUSICOLÓGICA DO BLOCO CARNAVALESCO COMUNA QUE PARIU

 

Verónica dos Santos Fernandes

DECOLONIALISMO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PIANISTA: ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE MÚSICAS DE MATRIZ AFRICANA