A PROFISSIONALIZAÇÃO DO MÚSICO DE CONCERTO: OBSERVANDO O PRETÉRIO PARA AGIR NO PRESENTE, UM OLHAR SOBRE O ACERVO DO SINDICATO DOS MÚSICOS DO RIO DE JANEIRO
Esse projeto de tese analisa o acervo de documentos alocado no Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro visando compreender as relações de trabalho no campo da música e as mudanças nas formas e condições da organização do trabalho de músicos nos postos de trabalho no período da Belle Époque carioca. Busca-se o estabelecimento de categorias para a análise do acervo na instituição fundada em 1907 com o nome Centro Musical do Rio de Janeiro. Tal estudo vem colaborar com pesquisas desenvolvidas junto a linha “Documentação e História da Música” do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e ao GeCulte (Grupo de Estudos em Trabalho, Música e Educação). A pesquisa observa documentos do acervo em sua primeira década, o material coletado e organizado, contribui para a compreensão de como ocorriam as formalizações das atividades profissionais investigando indícios das condições que propiciavam que trabalhadores pudessem permanecer atuando em suas atividades, desse modo, também olha para as segregações ocorridas entre músicos no campo profissional bem como a construção e sedimentação de repertórios musicais através da sociabilidade desses.