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O CURRÍCULO DE MÚSICA PRATICADO NA SECRETARIA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

O ensino e aprendizagem musical estão presentes em diversos universos culturais. Dentro desse panorama, a educação básica vem ganhando maior destaque e visibilidade nos últimos anos. Essa pesquisa pretende abordar a maneira como os professores de música da SME/RJ vêm elaborando a organização curricular do Ensino Fundamental I e II ao longo dos anos, e como eles utilizam esse documento em suas práticas. O interesse por estudar esse currículo é um ponto de reflexão recente, nascido da problematização que se dá a partir da organização desse documento que se estrutura em diferentes ciclos. Nesse sentido, a pesquisa tem caráter exploratório documental e por método de entrevistas semi-estruturadas com Professores de Música da Rede, pretende-se discutir como esses docentes orientam suas práticas a partir dos documentos oficiais, como as Orientações Curriculares, o Currículo Carioca e a Base Nacional Comum Curricular. Portanto, pretendemos analisar e discorrer sobre a história do Currículo Oficial de Música desde a sua implantação aos dias atuais, pesquisando registros e narrativas. A análise teórica será sustentada por três principais eixos: os estudos de Ensino e Aprendizagem em Música com Maura Penna, os estudos do Currículo e Cultura com Luiz Ricardo Queiroz, os estudos de Políticas Educacionais e ciclos de formação com Andréa Rosana Fetzner. Acreditamos que a partir dos estudos e das análises sobre a trajetória dos currículos de música elaborados e praticados na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, poderemos compreender como a própria esta Rede vem pensando o ensino de música. Outrossim, como os próprios professores poderão criar estratégias para ampliar, diversificar e tornar o currículo mais crítico.