Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas Projetos Alunos / AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E A MÚSICA: IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLHA DE REPERTÓRIO NA EDUCAÇÃO MUSICAL

AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E A MÚSICA: IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLHA DE REPERTÓRIO NA EDUCAÇÃO MUSICAL

A musicalidade e as sonoridades estão presentes na escola de forma substantiva. Estão na sala de aula, no som das crianças no recreio, nos pássaros do jardim escolar, nas festividades, no rádio na sala dos professores ou mesmo no assovio dos funcionários que recebem o corpo discente. Em especial, a música quando não é representada pelas atividades de um professor de música, está nas atividades de docentes de outras disciplinas. Além dessas sonoridades, na escola, crianças cantam, criam, compõem, interpretam, entre outras muitas ações musicais. Entretanto, pergunta-se, qual música é adequada ou não para o espaço escolar em Educação Musical? No âmbito da infância, por exemplo, o que é Música Infantil e qual a melhor escolha para se trabalhar a música com crianças? O propósito deste trabalho é analisar as implicações das relações entre a música e a criança para a escolha de repertório a fim de contribuir com as decisões docentes na Educação Musical. Para tanto, proponho repensar os conceitos de infância, criança, música e música infantil a partir de um tríplice aspecto relacional entre a música e a criança da sociedade moderna: a música para criança, a música com a criança e a música da/desde a criança. Também atento para a história(s) dos repertório voltados para a crianças e sua diversidade. Duas áreas de estudo serão utilizadas para esse fim: a Educação Musical e os Estudos da Infância. Com inspiração na hermenêutica dialética, realizei a revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas com professores de música, produtores e artistas que atuam com crianças. Desse modo, pretendo contribuir para a tomada de decisão dos docentes ao refletirem sobre as escolhas musicais que realizam quando atuam com crianças

« Julho 2025 »
month-7
Se Te Qu Qu Se Sa Do
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3