Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas Projetos Alunos / PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MUSICAIS NO CRIARTE EM RESENDE: INTERSEÇÕES ENTRE AS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO-FORMAL E INFORMAL

Esta pesquisa consiste na investigação sobre as práticas pedagógicas musicais ministradas no Criarte, um programa responsável pela promoção das aulas de música, dança e artes no município de Resende - RJ, sob o enfoque teórico das modalidades de educação formal, não-formal e informal. A partir dos estudos de Trilla (2006;1993), Sirvent et al. (2008), Uruguay (2006), Gohn (2014), Marandino (2017), Libâneo (2010), Feichas (2010), Gadotti (2005), Coombs e Ahmed (1974), Wille (2005 e UNESCO (2020), buscou-se compreender como elementos e procedimentos das distintas modalidades interagem nas práticas dos professores do programa. A realização da pesquisa seguiu os pressupostos do estudo de caso indicando um caminho predominantemente voltado à abordagem qualitativa, com coleta e análise de dados relacionados à visão crítica dos professores de música quanto às suas práticas, além de uma pesquisa documental acerca das legislações municipais que possam vir a contribuir com o esclarecimento acerca do ensino de música em Resende. Por meio de entrevistas semiestruturadas foram entrevistados dez professores. Para a pesquisa documental foram analisados três documentos. A lei nº 2647 de 15 de julho de 2008, que regulamenta a criação do Criarte, a lei orgânica do município, analisada com o intuito de investigarmos como o ensino de música é abordado na esfera municipal e, por fim, o regulamento interno do Criarte, um documento cuja análise permitiu um entendimento aprofundando acerca dos objetivos e do funcionamento do programa no município em sua estrutura organizacional. Compreende-se que a relevância da pesquisa se encontra, primordialmente, no ineditismo do trabalho devido à ausência de estudos acadêmicos existentes até o presente momento sobre a educação musical em Resende. Pretende-se com este estudo, demonstrar como elementos e procedimentos das modalidades de educação formal, não-formal e informal interagem nas práticas dos professores, apresentando um olhar que objetivou mais aproximar e diminuir as barreiras existentes entre as modalidades do que as dividir em compartimentos estanques, contribuindo, assim, para o fortalecimento das ações pedagógicas no campo da educação musical do município.