Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas Projetos Alunos / CRIANDO CURRÍCULO EM MÚSICA: A MÚSICA NO DISCURSO CURRICULAR NO CENTRO DE REFERÊNCIA E INOVAÇÃO DA APRENDIZAGEM (CRIA/PB)

CRIANDO CURRÍCULO EM MÚSICA: A MÚSICA NO DISCURSO CURRICULAR NO CENTRO DE REFERÊNCIA E INOVAÇÃO DA APRENDIZAGEM (CRIA/PB)

Diante do atual cenário de transformações no campo das políticas educacionais, com a derrocada da Lei 11.769/08 em 2016 e a homologação em 2017 de uma Base Nacional Comum Curricular que mantém indefinições e ambiguidades para área de música e artes (OLIVEIRA, PENNA, 2019), é cada vez mais necessário refletirmos sobre o currículo na área da educação musical como forma de visibilizar processos de criações e interpret(ações) diante de políticas. Dessa forma, este pré-projeto busca propor uma investigação sobre criação curricular de música no Centro de Referência em Inovação da aprendizagem, projeto de escola pública integral para o ensino fundamental iniciado em 2019 na capital paraibana. Inspirado em experiências curriculares internacionais, o CRIA traz em sua estrutura curricular a disciplina música, estando na fase de criação do texto curricular para a referida área. Assim, o pré-projeto traz como objetivo geral compreender o processo de criação curricular pelo professor/coordenador da área de música no currículo do CRIA, buscando refletir sobre a fixação de sentidos acerca de objetivos e finalidades pensados para a área, as negociações, deslizamentos e discursos hegemônicos presentes, como também a compreensão das relações que a política curricular do CRIA tem com as políticas educacionais nacionais e internacionais. A pesquisa será realizada na perspectiva qualitativa e consistirá em um estudo de caso de tipo etnográfico (ANDRÉ, 2005), no qual serão realizadas observações nãoparticipantes e entrevistas semiestruturadas, tanto com o professor de música, quanto com outros atores do contexto escolar (coordenadores do CRIA e gestão escolar). Encarando o currículo como prática discursiva (LOPES, 2006; 2012) e considerando os embates em torno das significações de textos curriculares no contínuo movimento de criação das políticas educacionais (BALL, 2011), pretendo compreender a criação curricular como um processo discursivo, no qual práticas culturais são (re)inventadas, negociadas e hibridizadas, na busca da fixação de sentidos.

« Julho 2025 »
month-7
Se Te Qu Qu Se Sa Do
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3