Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Expo Fefieg a UNIRIO / De FEFIEG a UNIRIO: os prédios que contam a nossa história

De FEFIEG a UNIRIO: os prédios que contam a nossa história

A nossa primeira exposição virtual tem como protagonistas os prédios e espaços livres da UNIRIO, apresentados através da sua história, com imagens, fatos relevantes e curiosidades, escolhidos para representar todos os campi da universidade e abranger todas as suas fases históricas.

O critério para a seleção dos bens que compõem esta exposição foi a sua relevância histórica e cultural para a UNIRIO e a sociedade como um todo, seja ela reconhecida formalmente, como no caso dos imóveis tombados ou não, no caso dos demais. Alguns edifícios são parte integrante não só da história da UNIRIO como também da história da universidade brasileira e da cidade do Rio de Janeiro. 

No caso do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP), do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) e do Bloco V do Centro de Letras e Artes (CLA), eles são patrimônios públicos reconhecidos e tombados por órgãos de proteção, como o IRPH e INEPAC. Outros fazem parte do conjunto tombado, embora não estejam relacionados de forma explícita nos decretos de proteção, como no caso dos jardins do CLA, citado no tombamento do Bloco V e o prédio da reitoria, que fez parte do conjunto do antigo Hospital dos Alienados, atual Palácio Universitário da UFRJ, tombado por decreto federal. 

Dentre os bens selecionados por fazerem parte da história da UNIRIO, tem destaque o Instituto Biomédico (IB) que é parte integrante da universidade desde o seu decreto de criação e o edifício Padre Anchieta juntamente com o Centro de Ciências Humanas (CCH), que deixam a sua marca na história por terem sido os primeiros edifícios construídos em sua totalidade pela UNIRIO. 

Outros edifícios, como os blocos I, II e III do CLA, a Biblioteca Central, a Escola de Enfermagem e a Escola de Nutrição, são representativos não somente para a nossa universidade, mas também fazem parte de um momento específico da história do ensino superior no Brasil, uma vez que compõem herança deixada da UFRJ para a UNIRIO, quando da sua transferência para a cidade universitária na Ilha do Fundão. 

Destacamos também que desde sua criação pela Lei Nº 773 de 20 de agosto de 1969, originada pela reforma universitária realizada no ano de 1968, a UNIRIO foi renomeada por quatro vezes. O primeiro nome dado à instituição foi Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado da Guanabara - FEFIEG. Após a fusão dos estados da Guanabara e Rio de Janeiro em 1975, é renomeada como Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro - FEFIERJ. No ano de 1979, pelo decreto da Lei Nº 6.655 de 05 de junho de 1979 a mesma tem seu nome alterado para Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO e em, 2003 se torna Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pela Lei Nº 10.750 de 24 de outubro do mesmo ano.

 

Clique no ícone correspondente ao edifício desejado: 

HuggibClique aqui para C C J PClique aqui para REITORIA Clique aqui para ESCOLA DE ENFERMAGEM Clique aqui para ESCOLA DE NUTRIÇÃO Clique aqui para BIBLIOTECA CENTRALClique aqui para edifício PADRE ANCHIETA Clique aqui para CLA BLOCOS 1 e 2Clique aqui para CLA BLOCO 3Clique aqui para CLA BLOCO 5Clique aqui para CCHClique aqui para Jardins do C L A

 Clique aqui para acessar a bibliografia.