Bloco III do CLA
Campus Pasteur 436
Avenida Pasteur, 436, Urca
Ano de inauguração: Desconhecido
Ano de incorporação à UNIRIO: 1980
O Bloco III é o maior edifício do conjunto do CLA, com seis pavimentos, localizado à esquerda do corredor que leva ao Pátio do CLA.
Atualmente, abriga os cursos da Escola de Teatro, como a graduação em Atuação Cênica, Cenografia e Indumentária, Estética e Teoria do Teatro, Direção Teatral e licenciatura em Teatro, além dos cursos de bacharelado e licenciatura da Escola de Letras e dos cursos de pós-graduação.
O edifício foi construído por volta de 1960 como ampliação da Escola de Química da UFRJ, que funcionou no local até meados dos anos 70. Em 1980 o local foi incorporado à UNIRIO.
Bloco III do Centro de Letras e Artes. Fonte: Coordenação de Engenharia (CENG).
Tombamento: Não se aplica
Arquiteto Responsável: Desconhecido
Uso e estado de conservação atual
O Bloco III do Centro de Letras e Artes é uma edificação que possui 6 pavimentos e que abriga áreas administrativas, Arquivo e Decania do CLA e a Escola de Teatro da UNIRIO, sendo assim a maior do Centro de Letras e Artes.
O térreo abriga salas administrativas do CLA, Secretaria de Letras, Arquivo CLA, Almoxarifado, Programas de Pós Graduação de Música e de Artes Cênicas, os pavimentos superiores abrigam a estutura da Escola de Teatro com salas de aula prática, teórica, teatro, laboratórios, Decania do CLA, Direção da Escola de Teatro, Sala de Professores e no 6º e último pavimento ainda abriga o NIS (Núcleo de Imagem e Som). Totaliza uma área construída de 3.391,77m².
Descrição
O prédio é notadamente marcado por alguns elementos característicos da arquitetura modernista carioca de meados do século XX, como o coroamento da coluna de circulação vertical com o volume da casa de máquinas com laje de cobertura ondulada de concreto armado e ventilação por pequenos vãos circulares e a marcação dos vãos da fachada nordeste (a mais larga) por emolduramento de estruturas de concreto armado ritmando janelas “em fita”.
No térreo, as esquadrias são metálicas com vidro nas portas, já as janelas são de madeira e vidro protegidas por estrutura metálica em igual estilo das portas. O acesso principal, que comunica a coluna de circulação vertical com o exterior é antecedido por uma área externa em piloti cujo patamar foi recentemente reformado com adaptação de uma rampa, ao lado desse acesso está o jardim onde se encontra a placa de fundação do CLA.
Os pavimentos superiores têm boa parte de suas janelas substituídas por janelas de esquadria metálica, mantendo-se de madeira somente as janelas da marcação em fita emolduradas da fachada nordeste, principal, junto aos corredores.
Histórico
A edificação foi construída em 1954 para ampliar as instalações da Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil (atual UFRJ), onde funcionou até sua transferência para o campus da Ilha do Fundão na década de 1970.
A sua visada de maior valor estético é a que está voltada para a entrada do prédio, junto ao jardim, justamente onde ficava a antiga entrada do campus.
Em 1980 o terreno da Avenida Pasteur 404, fds, foi adquirido pela UNIRIO, terreno no qual se encontrava o edifício da Escola de Química, além de outros imóveis anexos.
Ao adquirir o conjunto de edifícios, a UNIRIO procede uma avaliação da condição dos imóveis, onde conclui-se que todos encontram-se em degradado estado de conservação.
A partir daí diversas obras de reforma são feitas para a adaptação de uso do edifício para os objetivos da universidade.