Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Expo Fefieg a UNIRIO / Páginas dos Edifícios / Blocos I e II do CLA

Blocos I e II do CLA

Campus Pasteur 436

Avenida Pasteur, 436, Urca.

 

Ano de inauguração: Desconhecido  

Ano de incorporação à UNIRIO: 1979 

Os Blocos I e II do CLA fazem parte de um conjunto de imóveis adquiridos pela UNIRIO em 1979 e hoje são sede do Instituto Villa-Lobos. Os prédios se encontravam em estado precário de conservação e coube à UNIRIO reformá-los para dar condições de uso para as suas atividades. 

Prédio do Instituto Villa Lobos.

Bloco I do Centro de Letras e Artes. Fonte: Acervo da Coordenação de Engenharia

Bloco II imagem

Bloco II do Centro de Letras e Artes. Fonte: Acervo da Coordenação de Engenharia

Tombamento: Não se aplica

Arquiteto Responsável: Desconhecido 

Uso e estado de conservação atual: 

Os Blocos I e II abrigam os cursos de bacharelado em Canto, Composição, Instrumentos, Regência e MPB / Arranjo Musical, além da licenciatura em Música e cursos de pós-graduação na área. O conjunto conta com duas salas de pequeno e médio porte para apresentações e ensaios.

O Bloco I possui um total de 15 salas de aula / estúdios, sendo 4 delas no térreo, e as demais 11 salas de aula, das quais 5 sendo pequenos estúdios, no 2º pavimento, havendo em cada um dos pavimentos um par de banheiros. 

Enquanto no térreo do Bloco II, ficam localizados: área administrativa do IVL com as salas de Direção, Coordenação, Departamentos, Reunião e Divulgação Cultural e um Estúdio com isolamento acústico; 

Ainda no Bloco II, os pavimentos superiores abrigam um total de 19 salas de aula, sendo 7 no 2º pavimento, 8 no 3º e 4 no 4º e último pavimento, que também tem acesso por meio de passarela ao Bloco 3 e onde se encontra o Estúdio Radamés Gnattali, havendo um par de banheiros por cada pavimento.

Descrição: 

O Bloco I do Centro de Letras e Artes é uma edificação de 2 pavimentos construído com a estrutura de sustentação em concreto armado em sistema trilítico envolvendo externamente o pavimento térreo, com sistema de fechamento constituído por paredes de alvenaria de vedação cerâmica.

O fechamento de todos seus vãos é em esquadria de alumínio anodizado preto, sendo as portas com planos frisados verticais e visores de vidro, e as janelas em 2 folhas de correr horizontalmente com planos de vidro, à exceção das janelas basculantes dos banheiros.

Seu acesso se dá por um hall comum ao Bloco 2 do IVL, que possui fechamento de meia parede de cobogó de tijolo vazado. 

A cobertura é constituída por telhado de telhas cerâmicas sobre a laje de teto do 2º pavimento com uma estrutura central em pilares de concreto armado que sustentam o reservatório superior elevado em relação ao telhado. 

Já o Bloco II é constituído por 2 pavimentos inferiores com estrutura embutida na alvenaria sobrepostos externamente pela estrutura dos pilares que sustentam os 2 pavimentos superiores.

No térreo, os fechamentos dos vãos de janela são em esquadria original de madeira e vidro tipo guilhotina e nos demais pavimentos com janelas de alumínio anodizado preto e vidro, sendo as portas em alumínio com planos frisados verticais e visores de vidro, e nos banheiros 

O piso do térreo é constituído de ardósia assentado sobre original de ladrilho hidráulico e avança pela circulação a partir de uma porta dupla, desde o hall de entrada.

O Bloco II totaliza uma área construída de 1.149,36m² e o Bloco I possui 551,33m².

Histórico: 

Os Blocos I e II do CLA pertenciam ao terreno de endereço Avenida Pasteur 404, fundos, que foi adquirido pela UNIRIO em 1979. Neste mesmo terreno havia 9 edificações diversas, dentre elas alguns prédios que eram utilizados pela escola de Química da UFRJ e alguns anexos.  

Até esta data, oO edifício que hoje conhecemos como Bloco I pertenceu à Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) enquanto que o prédio ao lado, atual Bloco II do CLA, era utilizado pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Brasil. 

No momento da aquisição, todos os imóveis foram devidamente inspecionados pelos servidores da Coordenação de Engenharia e o relatório da época constatou que todos encontravam-se em estado precário de conservação. 

Sendo assim, a universidade tratou de fazer as reformas e adaptações necessárias para o seu uso, como atestado nas placas comemorativas na entrada dos blocos. 

A principal alteração feita pela UNIRIO nos Blocos I e II em questão foi no seu acesso, onde foi construído um hall que unificou a entrada dos dois blocos, que antes eram independentes. 

Nos primeiros anos, a entrada principal do campus era feita por um portão que ficava entre os Blocos I e II e o Bloco V, vindo diretamente de uma rua que passava pelos fundos da CPRM.