Biblioteca Central
Campus Pasteur 436
Avenida Pasteur, 436, Urca
Ano de inauguração: Estimado em anterior a 1930.
Ano de incorporação à UNIRIO: 1976
Localizada na Praça Guilherme de Figueiredo, com acesso por fora do campus, a Biblioteca Central possui um acervo composto por livros e periódicos de diversas áreas, peças de teatro, partituras, folhetos, discos, além de dissertações de mestrado e teses de doutorado dos programas de pós-graduação da UNIRIO. Este edifício, construído em 1933, pertenceu à UFRJ e nele funcionou a sua Faculdade Nacional de Odontologia.
Biblioteca Central. Fonte: Acervo da Coordenação de Engenharia
Arquiteto Responsável: Desconhecido
Uso e estado de conservação atual:
A Biblioteca Central abriga as bibliotecas setoriais do CCH, CCET, CLA e uma biblioteca Infantojuvenil aberta para a comunidade externa.
No local é disponibilizada uma ampla área de estudos, com salões para leitura coletiva, salas de estudo individual e local para estudo em grupo, além de uma
Possui sala multimídia, fonoteca, sala de obras raras e especiais, laboratório para tratamento de conservação e restauro de papel e scanner planetario para digitalização visando a salvaguarda do acervo.
A Biblioteca Central é também um local para eventos e exposições de caráter cultural, com destaque para peças de seu acervo ou relacionados.
Descrição:
O edifício da Biblioteca Central se constitui por dois volumes bem distinguíveis entre si, sendo um primeiro na porção do terreno e mais antigo de formato retangular, atualmente com pintura externa na cor branca, e um segundo ao fundo com planta em formato de cruz com detalhes na fachada em alto relevo sobre as janelas, ambos com dois pavimentos.
Há uma diferenciação clara entre os tipos de piso do prédio principal e do prédio anexo dos fundos. O bloco da frente possui piso vinílico com desenhos geométricos intercalados entre branco e azul, enquanto o bloco posterior tem piso cerâmico branco.
Na cobertura sobre o átrio do saguão central há uma estrutura metálica com janelas que sustenta uma claraboia de policarbonato alveolar na cor azul, e outra estrutura de iluminação zenital cobrindo o átrio sobre o térreo em policarbonato alveolar incolor.
Totaliza uma área construída de 1.938,80m².
Histórico:
O edifício foi sede da Escola de Odontologia da Universidade do Brasil, atual UFRJ entre os anos de 1933 até 1976, quando os cursos da UFRJ foram transferidos para a Ilha do Fundão.
Em 1980, a UNIRIO adquire o terreno que se inicia na praça Guilherme Figueiredo, em sua porção em frente ao prédio da Odontologia, o prédio da Odontologia, a rua lateral sem nome, atual acesso do CLA e vai até parte da Pedra da Babilônia.
Com a sua aquisição pela UNIRIO o imóvel é reformado, é construído um anexo aos fundos e por alguns anos ele passa a ser utilizado pelo departamento de manutenção até que em 1988 a Biblioteca Central passa a funcionar de forma definitiva no prédio.
Edifício quando sede da Faculdade de Odontogia. Fonte: NPD/ETU UFRJ