Escola de Enfermagem Alfredo Pinto
Campus Pasteur 296
Ano de inauguração: 1966.
Ano de incorporação à UNIRIO: 1969.
Imagem do prédio da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Fonte: Coordenação de Engenharia da UNIRIO.
O prédio da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto foi incorporado à FEFIEG após sua inauguração. O mesmo sempre alocou o curso de Enfermagem e sua diretoria.
Com a fachada no estilo modernista voltada para a rua Doutor Xavier Sigaud, o edifício de seis pavimentos possui salão de relíquias e terraço panorâmico, onde são realizados eventos.
Tombamento: Não se aplica.
O edifício acomoda a primeira instituição responsável pela formação de enfermeiros e enfermeiras no Brasil. Fez parte da primeira fase da UNIRIO, foi incorporado a instituição ainda na antiga Federação das Escolas Isoladas do Estado da Guanabara - FEFIEG.
Arquiteto Responsável:
A reforma foi realizada por servidores da Engenharia da FEFIEG.
Uso e estado de conservação atual:
O prédio da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto abriga sede da administração do curso de enfermagem da UNIRIO, com salas de diretoria, departamentos, programas de pós-graduação em enfermagem, salas de aula e laboratórios.
Em seu subsolo há instalações da Fábrica de Cuidados, com projetos de extensão da EEAP voltados à comunidade próxima. O térreo, pavimento com pé-direito elevado em relação aos demais, serve de acesso ao interior do campus através do seu saguão de entrada, onde se encontra a biblioteca que serve às escolas de Enfermagem e de Nutrição.
Atualmente o edifício está em estado razoável de conservação, com maior necessidade de intervenção em suas esquadrias que possuem dificuldade de abertura e limpeza e recuperação do revestimento das fachadas, especialmente da frontal, voltada para a rua, que sofreu um aumento de pixações ao longo dos meses de pandemia. A acessibilidade também é uma questão a ser resolvida, assim como em quase todos os prédios da UNIRIO.
Descrição do bem:
O edifício da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto é composto por salas de aula, laboratórios, auditório, sala de relíquias, uma biblioteca em seu térreo e terraço panorâmico na cobertura, onde ocorrem eventos. Estes ambientes distribuem em 6 pavimentos a contar do subsolo.
Em estilo modernista típico dos anos 1960, possui suas fachadas frontal e posterior marcadas por elementos verticais na cor azul que demarcam o padrão de abertura de vãos ocupados por grandes esquadrias de madeira branca e vidro.
Sua entrada volta à Rua Xavier Sigaud é marcada por um amplo hall de acesso através de escadaria coberta por duas grandes marquises diagonais, internamente com revestimento das paredes por lambris.
Histórico:
Desde sua criação no ano de 1890 pelo Decreto nº 791/1890 a Escola de Enfermagem passou por diversas transferências, entre elas a Colônia de Alienadas do Engenho de Dentro, até o momento em que suas instalações foram deslocadas para o edifício onde se encontra desde 1966, localizado na rua Doutor Xavier Sigaud, no bairro da Urca. Ela foi criada para dar suporte ao Hospício Nacional dos Alienados, antigo Hospício Pedro II, onde a então Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras tinha sede e atuava, (CHRONOS, 2015).