Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Centro de Ciências Humanas e Sociais

Centro de Ciências Humanas e Sociais

Campus Pasteur 436

Avenida Pasteur, 436, Urca

Ano de inauguração: 1995.

Ano de incorporação à UNIRIO: 1995.

Imagem do prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais. Fonte: Acervo da Coordenação de Engenharia.

Localizado em frente ao edifício Padre Anchieta, o prédio pertencente ao Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCH foi o segundo a ser construído pela Universidade do Rio de Janeiro, atual Universidade Federal Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e é onde se encontra o auditório Paulo Freire, um dos mais conhecidos da universidade. 

Tombamento: Não se aplica.

Apesar de não ser tombado, o CCH é um edifício relevante para a história da UNIRIO por ter sido um dos primeiros erguidos pela universidade, com projeto próprio feito pelo corpo técnico da Coordenação de Engenharia.

Arquiteto Responsável: Coordenação de Engenharia.

Uso e estado de conservação atual:

O edifício é utilizado para as aulas dos cursos de graduação do Centro de Ciências Humanas e Sociais e acomoda as decanias dos cursos pertencentes ao mesmo. Atualmente o edifício abriga os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Museologia, Pedagogia, Serviço Social e Turismo.

O edifício carece de melhorias em todas as áreas do edifício, sobretudo nos banheiros e na questão da acessibilidade de modo geral, pois este é um ponto crítico em quase todo o campus Pasteur 436.

 Descrição do bem:

A fachada frontal do edifício possui um conjunto de cinco colunas colossais encimadas por um frontão, revestido por pastilhas cerâmicas de  5 x 5 cm.

O volume de janelas são assimétricos, com três conjuntos de janelas ao lado esquerdo e seis conjuntos de janelas ao lado direito.

Comporta em seus quatro andares e subsolo, diversas salas, banheiros, laboratórios, salão de exposições e o auditório Paulo Freire onde são realizados eventos.

 Histórico:

Com a expansão territorial da instituição e após realizar adaptações nos prédios já existentes, a UNIRIO começa uma nova etapa de ocupação do seu território, com a construção de novos edifícios para abrigar suas atividades.

A partir disso, em 1994 inicia-se a obra para construção de um novo prédio em frente ao Edifício Padre Anchieta, às margens da Pedra da Babilônia, para acomodar parte dos cursos de graduação de Ciências Humanas e Sociais, sendo realizada a  inauguração no ano de 1995. 

O edifício foi o segundo a ser construído pela UNIRIO, porém não faz parte de nenhum dos planos diretores elaborado para a instituição para o campus da Avenida Pasteur, 436.