CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ELEMENTOS DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA: MODELOS DE MUNDO - Samantha Philigret Santos da França
A partir do pressuposto de ensino/aprendizado como processo constitutivo de educação para a emancipação e autonomia crítica, e tomando a Física como ambiente para a vivência da construção do conhecimento em coerência com a natureza da ciência, esta dissertação apresenta um produto didático, a análise de sua aplicação e os resultados obtidos. O produto consiste em duas apostilas que contêm, cada uma, uma sequência didática de aulas
teóricas. A primeira apostila se destina ao primeiro ano e a segunda ao terceiro ano do Ensino Médio, abordando, ambas, o conteúdo de Cosmologia – Modelos de Mundo - e Física Contemporânea, e diferindo, contudo, em função do grau de aprofundamento em que estes temas são apresentados, pois levam-se em consideração os correspondentes conhecimentos prévios e o grau de maturidade dos estudantes em cada momento do Ensino Médio. O material foi produzido com foco na construção do conhecimento científico pelo(a) aluno(a), processo em que este se torna o protagonista do seu fazer discente através de perguntas motivadoras. Nessas questões, abre-se espaço para a contestação do estabelecido, promovendo-se retornos que permitem reconstruir, na prevalência de senso crítico, o conhecimento científico. Nesta dissertação, após um percurso de Motivação, Fundamentação Teórica e Metodologia, comenta-se o produto didático, que foi aplicado, em sua forma preliminar, em três turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Murilo Braga, em São João de Meriti, Rio de Janeiro. A análise dessa aplicação integra a presente dissertação, e o produto, com adaptações, é apresentado nos Apêndices. Não se pretende conceber versão final, mas oferecer material como sugestão consolidada, pois, considerando-se a reflexão trazida neste trabalho, espera-se que o(a) professor(a), juntamente com seu grupo de alunos(as), readapte o material face à diversidade e necessidade que o(a) tocam. Ao final, apresentam-se Conclusões e Perspectivas.
Palavras-chave: Ensino de Física, Filosofia da Ciência, História da Ciência,
Cosmologia, Física Contemporânea.
dissertacao_MNPEF_UNIRIO_Samantha_prov.pdf
—
PDF document,
8.77 MB (9200525 bytes)