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O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO BASE PARA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I - Brenner Railbolt

O presente trabalho busca avaliar a possibilidade de apresentar alguns conceitos de Física a níveis mais elementares da educação básica (Ensino Fundamental I), tendo como abordagem o Ensino por Investigação (EI) em uma perspectiva “Problematizadora”. Fundamentalmente, apresentamos uma proposta metodológica para a construção de atividades experimentais que coloquem os alunos em posição ativa na resolução de situações problema, baseada no EI. Baseado nesta reflexão, são propostas três atividades experimentais, a partir de situações-problema, onde são apresentados conceitos de Física envolvidos no efeito sifão, na formação de sombras e no equilíbrio de um corpo extenso, direcionadas ao Ensino Fundamental I (EFI). A proposta das atividades pretende explorar as dimensões conceituais, interações sociais, epistemológicas e relação com o cotidiano presentes nas abordagens didáticas pautadas no EI. Como ensaio empírico, foi realizada uma atividade, em uma turma de 4o ano do EF I (alunos entre 9 e 11anos) de uma escola particular da cidade do Rio de Janeiro. Foram registrados em áudio os diálogos internos aos grupos, assim como a discussão entre os grupos. Os diálogos transcritos foram categorizados, e em seguida analisados a partir da análise de conteúdo. Como resultado apresentamos a elaboração de 17 categorias distribuídas em quatro dimensões (conceitual, epistemológica, interação social e relação com o cotidiano), e também como estas se apresentam na análise dos dados. Palavras-chave: Ensino por Investigação, Atividades Experimentais, Problematização.
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