O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO BASE PARA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I - Brenner Railbolt
O presente trabalho busca avaliar a possibilidade de apresentar alguns
conceitos de Física a níveis mais elementares da educação básica (Ensino
Fundamental I), tendo como abordagem o Ensino por Investigação (EI) em uma
perspectiva “Problematizadora”. Fundamentalmente, apresentamos uma
proposta metodológica para a construção de atividades experimentais que
coloquem os alunos em posição ativa na resolução de situações problema,
baseada no EI. Baseado nesta reflexão, são propostas três atividades
experimentais, a partir de situações-problema, onde são apresentados conceitos
de Física envolvidos no efeito sifão, na formação de sombras e no equilíbrio de
um corpo extenso, direcionadas ao Ensino Fundamental I (EFI). A proposta das
atividades pretende explorar as dimensões conceituais, interações sociais,
epistemológicas e relação com o cotidiano presentes nas abordagens didáticas
pautadas no EI. Como ensaio empírico, foi realizada uma atividade, em uma
turma de 4o ano do EF I (alunos entre 9 e 11anos) de uma escola particular da
cidade do Rio de Janeiro. Foram registrados em áudio os diálogos internos aos
grupos, assim como a discussão entre os grupos. Os diálogos transcritos foram
categorizados, e em seguida analisados a partir da análise de conteúdo. Como
resultado apresentamos a elaboração de 17 categorias distribuídas em quatro
dimensões (conceitual, epistemológica, interação social e relação com o
cotidiano), e também como estas se apresentam na análise dos dados.
Palavras-chave: Ensino por Investigação, Atividades Experimentais,
Problematização.
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