O USO DO ARDUINO COMO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO ENSINO DE CINEMÁTICA - Gabriel Borges Guedes
A utilização de tecnologias no ensino de ciências tem despertado a atenção dos alunos e professores do ensino médio. No meio de tantas inovações e possibilidades surge a dúvida do que seria mais funcional para instigar e envolver o aluno. O produto deste trabalho visa a utilização aberta do Arduino como uma ferramenta avaliativa que possibilita o professor a entender e auxiliar o aluno em suas construções pessoais e no despertar de seu interesse pela ciência mostrando-a como uma ferramenta dinâmica e não puramente observacional. A Cinemática foi o assunto utilizado para elaboração do estudo devido a seu grande destaque como primeiro assunto e sua ampla abordagem no ensino médio. O Arduino foi utilizado junto a experimentação e por meio da utilização de sensores específicos foi possível explorar e demonstrar a fenomenologia fugindo do abstrativismo. Foram utilizados os pensamentos metodológicos de David Ausubel, que promove um maior desenvolvimento do aluno devido a exploração de suas concepções prévias. Por fim, os alunos foram apresentados a um questionário avaliativo e pessoal a respeito dos assuntos abordados durante o desenvolver da aula, onde foi possível pontuar sua satisfação com a metodologia e trabalhar dentro de suas respostas possibilitando a construção de uma aprendizagem significativa.
Palavras-Chave: Ensino de Física, Experimentação com Arduino, Cinemática e Arduino.
Dissertação_Gabriel Borges_MNPEF.pdf
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