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POLUIÇÃO SONORA E O ENSINO DE FÍSICA - Felipe da Silva Freitas

O ensino de Física vem sofrendo diversas mudanças, principalmente, no que diz respeito aos avanços nas pesquisas destinadas para esse fim. Entretanto, críticas em relação ao ensino dessa disciplina, bem como alto índice de reprovação, podem ser observados cotidianamente no contexto escolar. Diversas são as causas para essa situação. No sentido de apresentar uma proposta educacional contemporânea, voltada à formação do estudante para o exercício pleno da cidadania, na perspectiva de uma aprendizagem significativa, esta dissertação apresenta uma proposta de produto educacional que visa à aproximação entre a Física e o Meio Ambiente, a partir da temática poluição sonora, explorando a sua degradação ambiental e consequências na vida cotidiana. Para tal fim, foi proposta uma atividade problematizadora, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os efeitos causados pelo uso de fones de ouvido em volumes elevados. A fim de construir a resposta científica com os alunos, considerando o nível de intensidade sonora é proposto a eles que realizem uma atividade baseada em questionários, exposições, problematização, textos, vídeos e no final um experimento no qual, com o uso de sonômetro, devem fazer a medida do nível de intensidade sonora dos seus fones de ouvido de forma gradativa, ou seja, a partir do volume mínimo até chegar ao máximo, para perceberem que o volume ideal para ouvir suas músicas não é o máximo. Palavras-chave: Ensino de Física; poluição sonora; aprendizagem significativa; nível de intensidade sonora.

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