Próximas Defesas
José Aparecido Dalarme Filho
Orientadora: Maria Lúcia Grillo Perez Baptista
Dia 12 novembro de 2024
Título:
“Integrando tecnologia e educação: um estudo sobre o uso de PowerPoint no Ensino de Física”
Este trabalho de mestrado explora a eficiência das apresentações em PowerPoint como uma ferramenta tecnológica para enriquecer a aprendizagem de física no ensino médio. Inspirado em uma combinação de teorias de aprendizagem e no imenso potencial da tecnologia na sala de aula, buscamos entender como essas apresentações podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem, tornando a experiência educacional mais significativa e envolvente para os estudantes.
Conceitos-chaves como aprendizagem significativa, tecnologia na educação e teorias de aprendizagem de autores como, Vygotsky, Bruner, Piaget e Ausubel são abordados na revisão literária. O uso das apresentações de Powerpoint como agente que visa facilitar a aprendizagem são relacionadas a essas perspectivas teóricas criando um link entre as teorias e o trabalho que utiliza de elementos mais modernos que não são tratados de forma direta nas teorias dos autores.
A metodologia é focada em aulas pré-elaboradas de física com aplicações de apresentações em PowerPoint, que serão conduzidas diretamente pelo pesquisador. Será aplicado um questionário para os discentes, com o intuito de avaliar o conhecimento, interesse e avaliação deles em relação ao uso das apresentações de PowerPoint e avaliar o impacto percebido no processo de ensino-aprendizagem.
Acredita-se que o uso de apresentações em PowerPoint no ensino de física pode aumentar o interesse e a motivação dos alunos, além de facilitar a compreensão dos conceitos abordados. A análise dos resultados e das percepções será importante para identificar melhorias e sugestões para aprimorar as apresentações. Essas descobertas podem oferecer insights valiosos para melhorar as práticas pedagógicas e tornar a experiência de ensino mais significativa. Além disso, essas informações podem ser usadas no futuro para desenvolver uma teoria de aprendizagem significativa mais atual, focada no uso de tecnologias como facilitadoras do processo de ensino.
- Palavras-Chaves: Apresentações de PowerPoint. Aprendizagem facilitadora. Educação em física. Ensino médio. Aprendizagem significativa. Tecnologia na educação. Processo de ensino e aprendizagem. Engajamento dos estudantes. Práticas pedagógicas.
Link para a sala virtual:
-*-*-*-*-*