RELATIVIDADE ESPECIAL NO ENSINO MÉDIO EM UM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - Anderson de Souza da Silva
A Dissertação e o Produto educacional têm como ponto central gerar um material de auxílio ao professor, considerando a sua realidade e a exiguidade de seu tempo, a fim de que possa levar para a sala de aula conceitos e elementos da Relatividade Especial. Para cumprimento dessa proposta, o referencial teórico traz uma breve revisão geral sobre a teoria da Aprendizagem Significativa e a Taxonomia de Bloom, já que esta será adotada para fins de avaliação dos subsunçores, selecionados em associação à Relatividade Especial, e da aprendizagem dos conceitos desenvolvidos ao longo do ensino do tópico proposto.
O texto apresenta e justifica a seleção dos subsunçores escolhidos para a abordagem da Relatividade Especial no Ensino Médio. Além disso, desenvolve material para a apresentação de conceitos fundamentais da Relatividade em sala de aula. Nas Considerações Finais, são discutidos os resultados da avaliação sobre a eficácia do material para o Ensino da Relatividade no nível médio.
Palavras-chave: Ensino de Física, Relatividade, Aprendizagem Significativa.
Dissertação_Anderson Souza da Silva e produto Versão Final.pdf
—
PDF document,
1.77 MB (1850999 bytes)