ENSINO DE FÍSICA ONDULATÓRIA E O GEOGEBRA: UMA PROPOSTA TECNOLÓGICA E EXPERIMENTAL PARA O ENSINO MÉDIO - Alexandre Xavier dos Santos
Esta dissertação e o produto educacional correspondente têm como
objetivo principal produzir um material de apoio aos professores de Física
do Ensino Médio, considerando seu dia a dia de trabalho e o tempo para
realizá-lo, de maneira que possam abordar em sala de aula os principais
conceitos de Física ondulatória, mais especificamente, das ondas
estacionárias. O referencial teórico adotado faz referência a Aprendizagem
Significativa de David Ausubel.
Segundo Ausubel, despertar e ao mesmo tempo ir em direção aos
interesses naturais do estudante é uma poderosa ferramenta para o educador
alcançar seus objetivos (AUSUBEL, 1968).
Com os objetivos de despertar o interesse e servir como base de
conhecimentos para a aprendizagem das ondas estacionárias por parte dos
educandos, desenvolvemos como produto para o MNPEF um experimento
prático de ondas estacionárias feito com material de baixo custo acrescido
do auxílio do software matemático gratuito GeoGebra, simulando o
comportamento dessas ondas no computador.
Palavras chave: Ensino de Física, Ondas Estacionárias, GeoGebra,
Aprendizagem significativa
Dissertação_Alexandre Xavier_Versão completa.pdf
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