Você está aqui: Entrada / Dissertações / ENSINO DE FÍSICA ONDULATÓRIA E O GEOGEBRA: UMA PROPOSTA TECNOLÓGICA E EXPERIMENTAL PARA O ENSINO MÉDIO - Alexandre Xavier dos Santos

ENSINO DE FÍSICA ONDULATÓRIA E O GEOGEBRA: UMA PROPOSTA TECNOLÓGICA E EXPERIMENTAL PARA O ENSINO MÉDIO - Alexandre Xavier dos Santos

Esta dissertação e o produto educacional correspondente têm como objetivo principal produzir um material de apoio aos professores de Física do Ensino Médio, considerando seu dia a dia de trabalho e o tempo para realizá-lo, de maneira que possam abordar em sala de aula os principais conceitos de Física ondulatória, mais especificamente, das ondas estacionárias. O referencial teórico adotado faz referência a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Segundo Ausubel, despertar e ao mesmo tempo ir em direção aos interesses naturais do estudante é uma poderosa ferramenta para o educador alcançar seus objetivos (AUSUBEL, 1968). Com os objetivos de despertar o interesse e servir como base de conhecimentos para a aprendizagem das ondas estacionárias por parte dos educandos, desenvolvemos como produto para o MNPEF um experimento prático de ondas estacionárias feito com material de baixo custo acrescido do auxílio do software matemático gratuito GeoGebra, simulando o comportamento dessas ondas no computador. Palavras chave: Ensino de Física, Ondas Estacionárias, GeoGebra, Aprendizagem significativa

PDF document icon Dissertação_Alexandre Xavier_Versão completa.pdf — PDF document, 2.34 MB (2458747 bytes)

Navegação