Você está aqui: Página Inicial / Dissertações / EXPLORAI O “CEL”: USO DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E DE ASTRONOMIA - Leonardo Carvalho da Silva

EXPLORAI O “CEL”: USO DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E DE ASTRONOMIA - Leonardo Carvalho da Silva

Neste trabalho será descrita a elaboração e a aplicação de atividades pedagógicas referentes ao ensino de astronomia, em paralelo ao ensino de física para turmas do sexto ano, do segundo segmento do Ensino Fundamental. As práticas pedagógicas elaboradas colocam os aparelhos smartphones dos discentes participantes como substancial recurso pedagógico para o processo de ensino e aprendizagem dos saberes científicos. A abordagem proposta para os conceitos científicos se deu por meio de aulas expositivas dialógicas, pautadas em investigações problematizadoras. Durante a elaboração e a aplicação das práticas pedagógicas, utilizou-se a taxonomia de Bloom para orientar e organizar os domínios cognitivos dos conceitos científicos abordados. Após a aplicação das primeiras etapas educacionais abordando conceitos básicos de astronomia e física, foi constatado o encantamento por parte dos discentes em relação aos assuntos discutidos e as potencialidades proporcionadas por meio da utilização dos smartphones para as práticas educacionais. Desta maneira, as atividades desenvolvidas alcançaram seus objetivos previamente estabelecidos e contribuíram para a trajetória acadêmica dos alunos envolvidos e para o ensino de ciências com saberes científicos contextualizados com as situações problematizadoras apresentadas aos discentes. Palavras-chave: Smartphone, Ensino de Ciências, Problematização, método investigativo.
Navegação