Você está aqui: Página Inicial / Dissertações / ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DO VAZIO PARA INSERÇÃO DO CONCEITO DE VÁCUO NO ENSINO MÉDIO: APLICAÇÕES EM MECÂNICA E TERMODINÂMICA - Marcus Felipe Pereira

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DO VAZIO PARA INSERÇÃO DO CONCEITO DE VÁCUO NO ENSINO MÉDIO: APLICAÇÕES EM MECÂNICA E TERMODINÂMICA - Marcus Felipe Pereira

O conceito de vácuo e sua relevância são tópicos pouco discutidos nas aulas, principalmente no Ensino Médio. Este fato aliado à preocupação em propor uma nova abordagem para o assunto, levou à elaboração e implementação de um produto educacional junto a turmas de nível médio. Aulas expositivas acrescidas da realização de Atividades Experimentais Demonstrativas foram analisadas com o intuito de compreender como as atividades experimentais executadas com o dispositivo desenvolvido podem influenciar a aprendizagem. Para entender de maneira satisfatória os processos que ocorrem com os estudantes durante uma situação de ensino e aprendizagem, foi utilizada a Teoria da Aprendizagem Significativa, uma vez que esta abordagem tem a capacidade de identificar regularidades no processo mental de aquisição de informações, e analisar de que modo esse o mesmo ocorre. A fim de obter um panorama fiel relativo aos dados gerados, foram utilizados alguns instrumentos de coleta de informação, como análise das respostas obtidas com os questionários e registros audiovisuais das aulas. Através das informações obtidas, foi possível concluir que o produto contribuiu de forma positiva para evolução conceitual dos estudantes sobre o tema em questão. Palavras-chave: Vácuo, Pressão, Máquina, Atividades Experimentais, Ensino de Física.

PDF document icon Dissertação Marcus versão final [17_2_2019].pdf — Documento PDF, 2.88 MB (3017436 bytes)

Navegação