Você está aqui: Página Inicial / Próximas Defesas

Próximas Defesas

Charles Cordeiro da Silva

Orientador: Prof. Dr. Satheeshkumar Veerahanumakkanapalya Honnappa


em 10 maio de 2024, às 10 horas (horário de Brasília)

 

Título:

Prelúdio do Quantum: as cinco rachaduras na Física Clássica que levaram à Teoria Quântica

 

Ao final do século XIX a Teoria Clássica aparentemente se mostrava acabada e suficiente para todas as demandas da ciência. Esta teoria abrangia um mundo real de dimensões visíveis, corroborada por previsões concretas motivadas por observações lógicas, incutindo um determinismo incontestável nos pensadores e produtores de ciência, com regras oferecidas pela natureza, simples e seguras. Porém, cinco problemas permaneciam sem respostas, e para suas soluções foi necessária uma forte ruptura nos paradigmas, embrenhando-se em um universo de escalas atômicas e subatômicas da estrutura da matéria, onde as certezas desaparecem e a realidade desafia o senso comum. Nesta Dissertação apresentaremos estes problemas que motivaram o surgimento da Mecânica Quântica, tão presente em nosso cotidiano: A carência de um sustentáculo teórico para a Radiação do Corpo Negro, a inexistência de uma justificativa conceitual para a ocorrência do Efeito fotoelétrico, a ausência de um arcabouço físico para as Linhas espectrais de Balmer, a falta de explicação para o comportamento da Capacidade térmica molar a volume constante dos sólidos e a inexistência de uma explicação para a emissão alfa na Radioatividade. Neste diapasão, após intensa pesquisa e aplicação com sucesso em turmas de terceira série do Ensino Médio, desenvolvemos um Produto Educacional, que pela grande importância e se mostrar com elevado grau motivacional aos alunos, foi segmentado em três partes. Na primeira parte foi concebido um e-book com apresentação da evolução teórica da Teoria Quântica. Em um segundo momento, foi apresentada uma Sequência Didática sobre o tema, com linguajar apropriado de oito aulas, acrescida de material avaliativo anterior e posterior às mesmas, que corroborou êxito nesta empreitada educacional. Em um terceiro segmento do Produto, após breve teoria de semicondutores, foi desenvolvida uma atividade prática em laboratório didático de Física, com obtenção da constante de Planck utilizando-se LEDs, com pequeno erro experimental.



Link para a sala virtual: https://meet.google.com/hhi-tcev-rzw

-*-*-*-*-*